Fala, galera nerd!!

No ultimo texto falei sobre Como fazer sua primeira tatuagem: 6 dicas que irão abrir sua mente, espero que tenha ajudado a abrir a sua mente muito e feito você ver de maneira importante e cuidadosa o que é fazer uma tattoo.

E então pensando bem, no que estou querendo pra minha coluna, resolvi na segunda postagem falar sobre os cuidados que devemos seguir depois de fazer uma tatuagem nova.

Vamos criar um cenário aqui, você já escolheu o desenho, pesquisou e achou o melhor tatuador, observando as dicas anteriores que dei claro. Chegou agora o grande, o dia que você agendou para fazer a tattoo. O artista que você escolheu fez da forma que você queria e além do mais atingiu as suas expectativas, agora você pensa que é só ir para casa e pronto final. Não é bem assim amigo você precisa e deve seguir alguns passos para garantir uma ótima cicatrização e evitar qualquer tipo de infeção.

Isso mesmo, a tatuagem é feita com agulhas e junto delas são depositados pigmentos coloridos e insolúveis na pele, esses pigmentos formam um desenho, elas atingem o tecido epitelial e a derme. Ela é uma queimadura de 2 grau e você deve  proteger e cuidar da sua tatuagem. Veja abaixo imagem de como a tattoo atinge a epiderme e a derme:

 

tattoo8
Agora vamos lá falar de alguns cuidados que você tem que ter com ela:

1- Escute bem o tatuador

Após terminar a sessão, preste bastante atenção o que seu tatuador irá falar, ele faz bastantes recomendações sobre os cuidados que tem que ter com ela,  alguns estúdios entregam uma lista de alimentos e bebidas que você pode ingerir nesse período  de cicatrização.  O cuidado com ela será antes e depois de fazer a tatuagem.

2- Use  filme plástico ao sair do estúdio .

Após a sessão da sua tattoo, o tatuador irá por um filme plástico no local da sua tattoo para proteger,  alguns indicam o uso dela durante três dias, outros já solicitam após a primeira lavada deixar ela respira. Se você decidi usar ela durante três dias, o bom é você fazer a troca dela umas três vezes ao dia para evitar o acúmulo de bactérias que possam complicar a cicatrização.

24092015-004-tatto

3-Uso de pomada para hidratar e cicatrizar

O seu tatuador irá indicar qual pomada deve usar para ajudar a cicatrização e hidratação da sua tatuagem, o bom é de você usar durante 7 a 10 dias e fazendo a limpeza dela uma três vezes ao dia. Eu sempre uso a bepantol derma, passe ela superficialmente uma camada fina .

4-Utilize sabonete liquido  e lave a tattoo assim que chega em casa.

No dia que fizer a tattoo assim que chega em casa lave a sua tattoo para tirar o líquido que ela solta e para que ela elimine algumas tintas que a sua pele não absorveu. Eu uso o sabonete liquido protex, e as vezes quando vejo que minha pele está um pouco quente por que faço sessões de muito tempo eu dou compressa de gelo nos primeiros dias.

5- Evite piscinas e sol

Durante um mês você deve evitar piscinas por causa do cloro que tem e também o sol, ai você deve esta perguntando como fazer isso, simples use roupas que cubra a sua tattoo, por enquanto você não pode usar protetor solar é recomendado que os trinta primeiros dias não use protetor  e nem hidratante, use somente a pomada.

6- Não coce a tattoo e nem tire a casquinha

As vezes durante o processo de cicatrização a sua tattoo ganhe uma crosta e uns comichões, não se preocupe isso é normal, mais se aparece algo diferente é bom procurar seu tatuador que ele irá tirar melhor a sua dúvida.

Em todo mundo aparece isso você deve está se perguntando? Não algumas pessoas tem a cicatrização diferente e outras aparecem. Mais se aparecer na sua evite coçar e deixe a crosta desapareça por si só.

As minha nunca tiveram isso, eu sempre lavo três vezes ao dia, com protex e uso a pomada bepantol derma e sempre estou com elas cobertas nos primeiros sete dias.

7 – Evite roupas apertada.

Algumas pessoas optam por não usar o filme plástico durante os primeiros três dias, e por isso é recomendado não usar roupas justas e apertadas, imagem uma tatuagem com pomada e soltando um liquido colando na sua roupa ou então ela criou casquinha e ela fica presa em sua roupa, toda vez que for lavar terá que tomar banho para ela poder soltar, isso que falei do banho é uma forma de tirar ela, mais alguns casos você pode tirar sem tomar banho e por sua conta arrancar a casca e fazer algum machucado em sua tattoo ou até tirar mais um pouco de tinta.

8- Consulte o seu tatuador

Se você fez sua primeira tatuagem, tudo é novo para você, e cada coisa que aconteça com sua pele é um sinal para ficar pensando mil coisas, o melhor é sempre ir ao tatuador e perguntar, ele irá falar a verdade ele já tem um tempo de experiência e com isso tirar sua dúvidas e caso ele veja que é algo grave ou precise de uma consulta ao médico ele irá lhe falar.

9- Uso de protetor solar.

O indicado para o uso do protetor solar é com um mês de tatuagem , isso por que sua pele está mais cicatrizada, mais o bom é consultar seu tatuador ele irar ver como esta sua cicatrização, lembre-se cada pele  tem um cicatrização diferente.

10 – Uso do Hidratante e esfoliamento da pele

Alguns tatuadores indicam o uso do hidratante apôs um mês da sua tattoo, isso irá ajudar sua pele a fica mais hidratada e segura, para que ela não fique seca e possa causar algo em sua tattoo. O esfoliamento da pele é bom fazer de vez em quando isso quando sua tatuagem já tem um grande tempo de feita, para que ela fique com uma cor mais viva, mais falando novamente lembre-se procure seu tatuador e tire sua dúvida antes de fazer.