Finalmente teremos uma série inteiramente BR na Netflix, e o melhor: de ficção científica. 3% teve seu piloto postado no YouTube em 2011 e chamou a atenção de muita gente pela qualidade da produção e roteiro que, realmente, não ficam atrás de muitas sérias gringas que vemos por aí.

Demorou, mas aconteceu, e a série foi anunciada com parceria do serviço de streaming em agosto de 2015. Em março desse ano foi anunciado o início das filmagens, e agora, para a alegria dos muitos fãs que a série já adquiriu, temos a data de estreia confirmada e um teaser.

 

38

 

Segundo Erik Barmack, vice-presidente de Originais Internacionais da Netflix, “Nós apoiamos o talento brasileiro e continuamos reconhecendo o interesse que ele gera ao redor do mundo.  Nossos assinantes ao redor do mundo vão poder desfrutar dessa história incrível com personagens complexos e distintos e que dificilmente seriam retratados, mas que encontraram na Netflix a sua casa”

Criada e escrita por Pedro Aguilera, a série vai se passar num futuro pós-apocalíptico, em que a população sobrevivente mora no Continente, um lugar de extrema pobreza, onde falta até mesmo o básico para a sobrevivência, como água, comida e energia. Em busca de uma vida melhor e com muitas promessas de prosperidade e oportunidades em abundância, todos os jovens ao completarem 20 anos têm o direito de participar da Seleção. Eles precisam provar seu valor para integrar uma sociedade privilegiada, chamada Mar Alto, que é a única esperança dos jovens de se ter uma vida digna. Para isso, eles precisam passar por um rigoroso processo de seleção altamente complexo e competitivo, em que terão seus limites testados em provas físicas e psicológicas, e apenas 3% dos jovens são aceitos.

43

Cesar Charlone (Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira), diretor da série comenta; “Em última instância, a série traz à tona questões sobre a dinâmica da sociedade que impõe constantes processos de seleção pelos quais todos nós temos que passar, gostemos ou não”. Cesar também é um dos produtores executivos da série e concorreu ao Oscar de fotografia por “Cidade de Deus”.

O elenco conta com Bianca Comparato (Avenida Brasil, Sete Vidas, Irmã Dulce), João Miguel (Estômago, Xingu, Felizes Para Sempre?), Zezé Motta (Xica da Silva, Chiquinha Gonzaga), Nicolau Breyner, além de Mel Fronckowiak, Rodolfo Valente (Chapô, Sítio do Picapau Amarelo, Malhação), Vaneza Oliveira, Michel Gomes (Cidade de Deus, Última Parada 174, Salve Geral), Rafael Lozano (Sessão de Terapia) e Viviane Porto (Babilônia, Garotas do ABC).

A série estreia dia 25 de novembro exclusivamente na Netflix.