Uma das grandes novidades do novo iPhone 4S é o sistema de reconhecimento de voz, o Siri.Não disponível em versões anteriores do smartphone da Apple, muitos donos de outras gerações do iPhone estão em busca de alternativas ao controlador por voz. É claro que donos de outros aparelhos também estão de olho no recurso, especialmente os fãs de Android.
Se você não tem um iPhone 4S, mas quer controlar seu smartphone somente por comandos de voz, confira algumas alternativas para iPhone, Android ou BlackBerry.
1. Vlingo
Um dos apps mais citados como alternativa ao Siri é o Vlingo, também disponível para iPhone, Android, BlackBerry, Nokia e Windows Mobile. Com ele é possível escrever e-mails, buscar por endereço em mapas, publicar no Twitter ou Facebook e realizar buscas no Google. Tudo usando a voz.
Vlingo (Foto:  (Foto: Reprodução/AppStore))Vlingo (Foto: Reprodução/AppStore)
Sem dúvidas, o Vlingo é um dos aplicativos mais completos para substituir o Siri. Além de rodar em vários sistemas operacionais, ele abrange as quatro áreas mais comuns de quem busca uma ferramenta de comando de voz: email, redes sociais, buscas e rotas.
O problema é que você vai precisar afiar o inglês. Ele reconhece apenas o inglês americano e britânico. Contudo, pode ser uma alternativa para você aprimorar a pronúncia e, de quebra, melhorar sua fala.
Com integração com Twitter, Facebook, Notas e email, o Dragon Dictation não permite fazer ligações ou buscas, por exemplo. Porém, o app ajuda a poupar tempo na hora de criar notas ou lembretes, bem como enviar e-mails, atualizações para as redes sociais e enviar SMS.
Dragon Dictation (Foto: (Foto: Reprodução/AppStore))Dragon Dictation (Foto: Reprodução/AppStore)
O ponto forte do Dragon Dictation é o reconhecimento do idioma português. Assim, quem não fala inglês, pode utilizar o app sem problemas. Aliás, as APIs do Dragon Dictation podem ajudar a traduzir o Siri para o português.
Mais um app da família Dragon. O Dragon Go! também é considerado por muitos uma alternativa interessante ao Siri. Disponível apenas na AppStore dos EUA, não é uma alternativa tão acessível quanto os demais apps.
Dragon Go (Foto: (Foto: Reprodução/AppStore))Dragon Go! (Foto: Reprodução/AppStore) 
Porém, com parcerias com sites de resenhas, previsão do tempo, mapas e muito mais, você pode compor e-mails, SMS, buscas e outros recursos apenas com a voz.
Correndo por fora, o Google Mobile não chega aos pés dos recursos do Siri. Porém, oferece buscas por voz. É apenas um recurso ativado pela fala, mas ajuda a poupar tempo, além de ser divertido.
5. Iris
Reconhecido como “rival do Siri”, o sistema Iris permite aos donos de Android tirarem uma onda com um sistema de reconhecimento por voz no sistema operacional do Google. Tudo começou como uma brincadeira, mas despertou o interesse dos donos de Android. Agora, o Iris (Intelligent Rival Imitator of Siri) acaba sendo sinônimo de Siri para o Android.
6. Skyvi
Skyvi (Foto: (Foto: Reprodução/AppStore))Skyvi (Foto: Reprodução/AppStore)
Ainda no mundo Android, o Skyvi se autodenomina o “Siri para Android”. Com boas avaliações na Android Market, o app faz buscas e lê os resultados para o usuário. O destaque do Skyvi é a opção de fazer pesquisas no Wolfram Alpha.
Para quem usa BlackBerry a opção é se aventurar com o Voice On The Go. Com o app você ouve e compõe e-mails, SMS, faz ligações, atualiza Facebook e Twitter e realiza buscas no Bing. Ele também roda em outros SO, como Nokia, Symbian, Windows, iOS e Android. Contudo, ele é trial, e por isso funciona apenas por 30 dias gratuitamente.
E aí? Que tal experimentar estes apps no seu smartphone? Se você já usa ou usou algum desses, deixe sua opinião.