Alguns sites grandes estão planejando “fechar as portas” por um dia num protesto nesta quarta-feira (amanhã). O protesto se dá contra os projetos SOPA e PIPA, que estão em discussão no governo dos Estados Unidos. Se aprovados, a liberdade de expressão na internet pode ficar radicalmente comprometida. Apesar do projeto inicial girar em torno de coibir a redistribuição indevida de material protegido por direitos autorais, as consequências do poder sobre a internet poderiam ser ruins para todos. 

Entre os sites que aderiram à “manifestação” estão o Reddit e a Wikipedia, esta conhecida de todos nós (leia a manifestação dela). A princípio apenas a versão em inglês ficará offline na quarta. Seu fundador comentou no Twitter chamando os estudantes para fazer a lição de casa rápido, já que na quarta o site estará fechado. Nos outros idiomas provavelmente serão divulgados banners alertando para a campanha. 

Por estes dias uma grande novidade surgiu com relação ao polêmico SOPA: representantes do governo do Obama se mostraram contra o projeto (depois de inúmeras reclamações e assinaturas). 

A posição do governo por lá, ao menos teórica, é que não aprovarão nada que possa comprometer a liberdade de expressão ou ferir outras características dainternet, como prejudicar o DNS – uma das propostas dos produtores de conteúdo era filtrar sites piratas obrigatoriamente por meio dos servidores DNS, o que poderia levar a internet a fins catastróficos (por lá) dependendo de quem apertasse o botão de bloqueio. 

Para quem não anda acompanhando nada, tanto o SOPA (Stop Online Piracy Act) como o PIPA* são projetos de lei contra a pirataria, que dariam mais poder ao governo norte-americano na ação de tirar um site do ar. Grandes empresas de entretenimento são favoráveis (notadamente gravadoras e estúdios de filmes, e suas associações), mas empresas de tecnologia e as que lidam exclusivamente com web quase sempre vão contra.

Apesar de serem projetos de lei baseados nos EUA, muita coisa poderia mudar em diversos sites mundo afora, uma vez que vários deles usam serviços norte-americanos – como hospedagem, registradores de domínios, etc. Intermediários que acabam “financiando a pirataria” na visão de muitos também seriam afetados, devendo bloquear as contas dos envolvidos – por exemplo, o Google ou Paypal.

Pelo que parece os textos das propostas precisarão ser alterados para que o governo do Obama os aceite (pelo menos o da SOPA). Apesar do adiamento, ainda é cedo demais para comemorar. E os protestos continuam.

* PIPA = PROTECT IP Act, ou mais detalhadamente, Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act of 2011.


por lordfox8, fonte: Hardwar

COMPARTILHAR
Posts anteriorjogos protagonizados por mulheres
Próximo PostVoce tem raiva?
Faustino Neto- O Nerd Tatuado Editor geral, editor de vídeo, fundadorOcupação: Empresário, blogueiro , youtuber, social mídia, fotógrafo, colecionador. Base de operações: Arapiraca/Alagoas Ações Nerd: Livros, Games, RPG, HQ, cinema, STAR WARS, colecionáveis, fotos , tatuagem, Simpsons, breanking bad, Game of thrones e outras series Poderes mutantes: Ter lag quando estou conversando Viaja sem sair do lugar
Loading Facebook Comments ...