O Google apresentou durante a conferência I/O 2012 (realizada dia 27 de junho), em San Francisco, a última versão do sistema operacional para smartphones e tablets Android. Apresentada pelo brasileiro Hugo Barra e enumerada como 4.1, de codinome Jelly Bean, esta versão trouxe muitos elementos incrementais ao antigo Ice Cream Sandwich (4.0), além de vários novos recursos a muito tempo esperados pelos fãs do Android. Entenda:
Apresentação do nova versão do Android (Foto: Reprodução)Apresentação da nova versão do Android (Foto: Reprodução)
– Projet Butter
Essa novidade trata-se de um melhor polimento que os engenheiros de software do Google deram as animações e efeitos de transição durante a navegação dos menus do Android. Agora, quando o hardware permite, o sistema roda a incríveis 60 frames por segundo, com respostas instantâneas. Além disso, essa melhoria dará fim aos engasgos e pequenas travadas que as versões anteriores do Android costumavam apresentar, mesmo em smartphones top de linha.

Google Maps Offline

Um dos maiores problemas para quem utiliza o Google Maps em um smartphone ou tablet com Android é a necessidade de ter conexão contínua com a internet, nas isso pode custar caro ou dificultado com as quedas das redes 3G, principalmente em nosso país. Porém, com o Jelly Bean será possível escolher regiões inteiras e baixar os mapas do Google Maps para utilização com o GPS, sem precisar estar conectado ao 3G em tempo integral. Será possível, por exemplo, escolher uma cidade e baixar, via Wi-Fi, o mapa completo antes de viajar.
Reconhecimento e digitação por voz off-line
Outro recurso que antes necessitava de conexão constante a internet era a digitação por voz, recurso muito útil quando se está com uma das mãos ocupadas. Antes, o software fazia uma checagem do que foi dito no servidor do Google. Agora todo o processamento é interno e essa checagem é desnecessária, pois na grande maioria dos casos o Android entenderá perfeitamente o que você disser.
Google Now
A proposta do Google Now é ajudar o usuário sem que ele peça ajuda. Através de geolocalização, o Android apresentará informações relevantes antes mesmo que você decida usar a pesquisa em seu smartphone. Está saindo de carro? O Google Now apresenta os possíveis engarrafamentos que podem estar a sua frente. Se você entra em uma estação de metrô, o Google Now já informa os horários dos trens.
Unido ao Google Now também veio um assistente virtual, semelhante ao Siri, presente no iPhone 4S. O funcionando da versão Android é muito parecido, e você pode fazer perguntas como “quem é o primeiro ministro do Japão?” que o software responderá.
Nova tela de bloqueio (Foto:Nova tela de bloqueio (Foto: Divulgação)
Nova tela de bloqueio
A nova tela de bloqueio do Jelly Bean é muito intuitiva e prática. Ao tocar a tela um círculo aparece e você arrasta o dedo por três opções: Google Now, desbloquear o aparelho ou acessar a câmera. Falando na câmera, o novo aplicativo dela trouxe novas funções. Agora, por exemplo, para apagar uma foto basta arrastá-la para cima.
Conclusões
Sem nenhuma dúvida o Jelly Bean é a melhor versão do sistema Android. A proposta do Google é oferecer um sistema cada vez menos complicativo e mais intuítivo e útil para os usuários. Com o Project Butter, finalmente temos um Android que rivaliza com iOS e Windows Phone na sensação de leveza do sistema.
Como nem tudo é doce no novo sistema do Google, a novidade que vai desagradar a quem já possui um aparelho com o sistema Android é a, já corriqueira, demora para a atualização para o novo sistema. No momento da publicação desse texto, pouco mais de 10% dos smartphones e tablets com Android estão rodando a versão anterior do sistema, Ice Cream Sandwich, lançada a um ano atrás.
Para quem possui aparelhos com telas menores que 4 polegadas e menos de 1GB de RAM, a probabilidade de receber uma versão do sistema é muito baixa.
COMPARTILHAR
Posts anteriorColaboração entre Sonic e Hello Kitty
Próximo PostConceito mostra iPhone 5 como uma luva em forma de aranha
Faustino Neto- O Nerd Tatuado Editor geral, editor de vídeo, fundadorOcupação: Empresário, blogueiro , youtuber, social mídia, fotógrafo, colecionador. Base de operações: Arapiraca/Alagoas Ações Nerd: Livros, Games, RPG, HQ, cinema, STAR WARS, colecionáveis, fotos , tatuagem, Simpsons, breanking bad, Game of thrones e outras series Poderes mutantes: Ter lag quando estou conversando Viaja sem sair do lugar