Sob comando de Jobs, empresa teve impacto na evolução tecnológica.
Confira os produtos que marcaram a trajetória do empresário.

 

Sob o comando de Steve Jobs, morto nesta quarta-feira (5) vítima de câncer, a Apple lançou produtos que mudaram o rumo da tecnologia e de mercados como o de telefonia e de música. IdolatraMorre Steve Jobs, fundador da Appledo pelos consumidores de seus produtos e por boa parte dos funcionários da empresa que fundou em uma garagem no Vale do Silício, na Califórnia, e ajudou a transformar na maior companhia de capital aberto do mundo em valor de mercado, Jobs foi um dos maiores defensores da popularização da tecnologia.
Entenda como os produtos da empresa ajudaram a mudar o mercado e a maneira de nos relacionarmos com o mundo:

Apple I (Foto: Ed Uthman/Creative Commons)Apple I (Foto: Ed Uthman/Creative Commons)

Apple I
O que é:
Computador pessoal
Quando surgiu: 1977
Por que foi importante: Era relativamente barato para os padrões da época (custava US$ 666,66) e utilizava televisores comuns para exibir informações. Utilizava soluções bastante criativas, desenvolvidas a partir de peças simples pelo sócio de Jobs na Apple, Steve Wozniak.

  •  

Macintosh (Foto: Divulgação)Macintosh (Foto: Divulgação)

Macintosh
O que é:
Computador pessoal
Quando surgiu: 1984
Por que foi importante: Foi o primeiro computador que utilizava os conceitos de ambiente gráfico comandada por um mouse a atingir sucesso comercial. Acabou moldando até os rivais, como o PC, padrão da IBM, que passou a utilizar o sistema Windows.

iPod (Foto: Divulgação)iPod (Foto: Divulgação)

iPod
O que é: Tocador de música digital
Quando surgiu: 2001
Por que foi importante: Transformou a indústria da música. Fez dos arquivos digitais, como o mp3, o novo padrão, em substituição ao CD. Com ênfase no design, fez dos gadgets um objeto de moda. Ao lado do iTunes, loja virtual da Apple, criou um mercado de músicas digitais. Vendeu mais de 300 milhões de unidades.

iPhone (Foto: Divulgação)iPhone (Foto: Divulgação)

iPhone
O que é:
Smartphone
Quando surgiu: 2007
Por que foi importante: De uso intuitivo, mudou o mercado de celulares inteligentes. Popularizou a internet móvel e revigorou o mercado de programas, agora rebatizados como “aplicativos”. Mudou ainda o mercado de jogos eletrônicos.

iPad (Foto: Divulgação)iPad (Foto: Divulgação)

iPad
O que é
: Computador em formato de tablet
Quando surgiu: 2010
Por que foi importante: Fez dos tablets, que já existiam há pelo menos uma década, um produto de massa. Revolucionou o conceito de computação portátil, e mudou os planos de fabricantes tradicionais de computadores como HP, Lenovo e Samsung, entre outras.