Você tem dado em casa?

Fala galera nerd!

Iremos agora para a segunda edição da nossa coluna marota sobre RPG, seus detalhes e curiosidades.

Bê-á-bá do RPG #01| Brincar de faz de conta

No texto de hoje iremos falar um pouco sobre um dos itens mais utilizados em muitos sistemas: o dado. Os mais comuns utilizados na maioria dos sistemas, além do dado de seis lados (d6), são os: d4, d8, d10, d12 e d20.

Não se sabe ao certo a data exata da origem dos dados, os registros mais antigos datam da Grécia Antiga retratados em pinturas em vasos juntamente com uma espécie de jogo de tabuleiro. Segundo a tradição grega antiga o d6 teria sido criado por Palamedes, amigo do herói mitológico Agamenon, durante a guerra de Troia.

Há registros também de que os dados eram conhecidos por outros povos da antiguidade, assim como os egípcios, babilônicos, persas e assírios. Em um antigo jogo de tabuleiro dos egípcios, o Senet, é utilizado dados de dois lados. Além deles há registros também de dados de vinte lados, utilizado pelos egípcios há pelo menos 2.000 anos antes de Cristo.

D20 egípcio do ano 4 d.C. O seu uso ainda é um mistério para nós.
D20 egípcio do ano 4 d.C.
O seu uso ainda é um mistério para nós.

Talvez o Império Romano seja o que mais espalhou pelo mundo antigo a prática de jogo de dados. Há registros feitos por historiadores da época que Júlio César, antes de se tornar imperador, costumava jogar com os membros do senado dados. Ao próprio César é atribuído a frase: “A sorte está lançada”, uma clara referência ao lançamento de dados.

No RPG são utilizados para manter o jogo equilibrado. Os vários tipos de dados são utilizados para jogadas diferentes como ataque, defesa, dano do ataque, jogada de sorte, entre várias outras; tudo depende do sistema que você esteja jogando. Em outra oportunidade falaremos sobre os sistemas de RPG.

E você sabia da existência de vários estilos de dado? Não esqueça de comentar ai abaixo. Até a próxima!

Envie o seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here