Shazam já foi muito popular no Brasil, seu auge foi a década de 1970. Mas, após a virada da década, sua fama foi sendo ofuscada. Confira os últimos bonecos nacionais dessa fase.

Conheça aqui a parte-1 desta série

Ainda sobre Shazam, as muitas descontinuidades nas HQs do Capitão Marvel (na época, recém-adquirido pela DC Comics), a escassa mídia sobre o personagem na TV aberta e na publicidade e o efervescente sucesso da franquia dos filmes do Superman com Christopher Reeve começaram a apagar o Shazam das atenções dos primeiros nerds brazucas. Os 30 anos à frente pertenciam a outros super-heróis – com novas séries, quadrinhos, seriados, filmes, animações, itens licenciados. Nas histórias em quadrinhos, o Mortal Mais Poderoso da Terra ia perdendo força para o Superman e, como consequência disso, foi se ofuscando na indústria de action figures no Brasil. Mesmo assim, as fábricas radicadas por aqui sempre enxergaram um rico potencial no personagem, nunca o deixando cair no esquecimento, vez outra, em maiores intervalos de tempo, lançando algum modelo novo.

█ Os tempos do ocaso

7. ⚡Estrela™ – linha “Superpowers Collection” (1984-1988)

Estrela™ – linha Superpowers Collection (1984-1988). Shazam com card, mini-gibi e capa em tecido. Possuía 7 pontos de articulação.

Depois que a DC removeu a licença de seus brinquedos da MEGO para a Kenner, a fim de concorrer, com liderança, acima da Mattel com seu “He-Man & Os Mestres do Universo”, acima da Hasbro com os G.I. Joe’s (“Comandos em Ação”), e contra as figuras de 3.75” de Star Wars da mesma Kenner, abriu-se um precedente de linhas de bonecos heroínicos com mecanismo de movimento e artigos anexos (como adesivos, minigibis, cards, armas): era o selo Superpowers, baseado na série animada de TV “Os Superamigos”, do estúdio Hanna-Barbera.

O selo foi longevo, dividido em 3 séries (a 1ª trazia Superman, Aquaman, Batman, Robin, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Gavião Negro, Lex Luthor, Coringa e Pinguim. A 2ª trazia Sr. Destino, Ajax, Tornado Vermelho, Arqueiro Verde, Nuclear, Darkseid, Desaad, Mantis, Parademônio, Kalibak, Lobo da Estepe. A 3ª trazia Clark Kent, Capitão Marvel, Sr. Milagre, Brainiac, Homem Elástico, Órion, Cyborg, Sr. Frio). O Capitão Marvel foi lançado em 1986, mas só chegou ao Brasil em 1988. Possuía 13cm, 7 pontos de articulação, uma capa em tecido com as flores de lis e a alça da capa em alto-relevo e brilhantina, um mini-gibi traduzido de 11,5×7,5cm em 15 páginas coloridas.

A Superpowers Collection fez sucesso absoluto por aqui, superando, além das Mattel, Hasbro e Glaslite, a linha “Guerras Secretas Marvel”, da Gulliver, durando nas prateleiras até cerca de 1992. No nicho de colecionismo, o Capitão Marvel é o segundo boneco mais estimado, raro, caro e difícil de se encontrar, atrás apenas do Cyborg.

Visite “Super-Heróis Brasil/Superpowers”⇀

8. ⚡Kenner – linha “DC SUPER-HEROES” (1997)

Kenner – linha DC SUPERHEROES (1997). A action do Capitão Marvel fazia parte da sub-linha “The Legends of the Man of Steel”. Vinha com base e capa de tecido e 7 pontos de articulação.

Foi distribuída aqui pela própria Kenner, sem tradução e subdividida em duas coleções: “The Legends of the Dark Knigth” – ligada ao batverso, e “The Legends of the Man of Steel” – ligada ao mundo do Superman. Shazam compunha a segunda subcoleção, ligada ao Superman, vinha com 7 pontos de articulação, base e capa de tecido. A coleção não logrou êxito, e, de todos os bonecos, intrigantemente, o Capitão Marvel foi o que menos teve saída por aqui.

9. ⚡Mattel – linha “Liga da Justiça Sem Limites” (2004-05)

Mattel – linha Liga da Justiça Sem Limites (2004-05). O Brasil só forneceu a figura do Capitão Marvel, excluindo toda a sua família.

Com o sucesso da franquia da Warner Bros., “Liga da Justiça/Liga da Justiça Sem Limites”, de Bruce Timm, Paul Dini, os personagens da animação foram sendo confeccionados vez seguida. Nos EUA toda a Família Marvel foi fabricada, todavia, no Brasil, a Mattel se limitou a lançar o Shazam. Ele possuía 10cm com 4 pontos de articulação, sem base, feito em borracha, resina e látex.

Conheça as action figures da Liga da Justiça Sem Limites ⇀

10. ⚡Dan-Top – linha “Promoção Miniaturas Super-Heróis DC-II” (2007)

Dan-Top – linha Promoção Miniaturas Super-Heróis DC-II (2007): resgate nostálgico da “Promoção Super-Heróis DC”, de 1981, na versão monocromática. Capitão Marvel é um dos que ilustram a embalagem.

Resultado duma parceria da Gulliver com o marshmallow achocolatado “Dan-Top Divertido”, a Dan-Top decidiu empreender uma campanha de nostalgia para os fãs mais antigos, bem como fazê-la conhecida para as novas gerações de crianças e adolescentes.  Num surpreendente relançamento, as mesmas estatuetas plásticas da Pepsi dos anos 1980 voltaram a circular no país. A miniatura vinha dentro da embalagem do doce somente na versão “monocromática” (uma só cor). Capitão Marvel era um dos que estampavam a embalagem e vinha na cor predileta dos fãs: a vermelha.

Visite “Super-Heróis Brasil/Dan-Top”⇀

11. ⚡Eaglemoss – linha “Estatuetas Super-Heróis DC Comics” (2013-15)

Eaglemoss – linha Estatuetas Super-Heróis DC Comics (2013-15). Estátua de chumbo com design clássico.

Megacoleção em bancas, comicshops e e-comerce traduzida e distribuída pela Eaglemoss Brasil de estatuetas em chumbo, pintadas a jato, revestidas de retícula de verniz com escala de 1:21/105mm (15cm de alt.) sobre base chumbada, num total de 100 peças acompanhadas dum álbum informativo do personagem. Shazam foi o da edição nº 13, no traje clássico pré-Novos 52.

Visite a web-loja de estatuetas Eaglemoss Brasil ⇀

12. ⚡LEGO® – linha “Super-Heróis DC Comics” (2013-15)

LEGO® – linha Super-Heróis DC Comics (2013-15). Bonequinho de 5 cm com 5 pontos de articulação e capa em TNT.

Na tripla parceria DC-Warner-LEGO, na esteira do sucesso de bilheteria e do mercado de home vídeo “Lego Batman: O Filme – Super-Heróis DC Unidos” (2013), “Uma Aventura Lego” (2014), “Liga da Justiça vs. Bizarro” (2015), “Liga da Justiça: Ataque da Legião do Mal” (2015), a LEGO brasileira lançou traduzidos muitos dos personagens do UDC, incluindo o Capitão Marvel. Ele (como todos os outros) possui 5 pontos de articulação, capa em TNT, cabelo removível, com abertura nas mãos, numa escala de 5cm.

Visite a LEGO Brasil Super-Heróis DC Comics ⇀

Com a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, com os poderes de Zeus, coragem de Aquiles e velocidade de Mercúrio, chegamos ao fim desse inédito levantamento das action figures do Capitão Marvel em fábricas no Brasil. De qual você gostou mais? Que a sabedoria de Salomão esteja sempre com você!