Carro do futuro pode ser controlado totalmente por computador

Cientistas da Free University de Berlim transformaram em realidade um projeto que vem sendo imaginado há muitos anos. Trata-se de um protótipo de carro autônomo, que dispensa a atuação de motoristas.

Carro autônomo (Foto: Reprodução)Carro autônomo (Foto: Reprodução)

O veículo, adaptado a partir de um Volkswagen Passat, integra uma série de aparatos tecnológicos, tais como um preciso sistema de navegação via satélite, uma câmera e um scanner laser, por exemplo. De acordo com os desenvolvedores, o sistema consegue reconhecer outros carros na pista, além de, claro, pedestres, construções e árvores a uma distância de até 70 m. Ele é capaz de, inclusive, identificar as diferentes luzes de um sinal de trânsito – e responder corretamente a cada uma delas.


A velocidade de reação do carro é muito maior do que a de pessoas. Tendo em vista que a maioria dos acidentes é causada por erro humano, ter nas ruas veículos inteiramente controlados por computador, em tese, poderia diminuir enormemente o número de vítimas do trânsito. Para os pesquisadores, esse é o primeiro passo para o efetivo desenvolvimento desta nova tecnologia, que deve chegar para o consumidor comum em algumas décadas.
O carro recebeu neste ano uma permissão especial para circular nas ruas de Berlim. A única exigência foi que, atrás do volante, houvesse um motorista capaz de controlá-lo em situações emergenciais, o que não foi necessário. O teste foi um sucesso. Agora, a intenção da equipe é aperfeiçoar todo o sistema – que, até agora, já custou cerca de US$ 500 mil.
Confira no vídeo abaixo o carro autônomo em funcionamento:

Via Daily Mail

Leia Mais
Uncharted 3: Veja todas as notas que o jogo vem recebendo, 94 % no metacritic
%d blogueiros gostam disto: