Fala, galera nerd! Você, que abriu a minha coluna, está com dúvidas de como fazer sua primeira tatuagem? Você deve estar se perguntado por onde começar e qual desenho escolher, né verdade? Em qual local do corpo fazê-la e qual o estúdio ideal?!

São muitas as dúvidas e é claro que fiz as mesmas perguntas. Elas são essenciais para não corrermos risco e de nos arrependermos depois, afinal, a tatuagem irá ficar pra sempre em sua pele. Então, separei algumas dicas pra te ajudar antes de começar a se riscar:

1# Procure um estúdio com bons profissionais

A primeira dica é, talvez, a mais importante de todas. Anote-a como importante, antes de sair por aí no primeiro estúdio e agendando um horário…

Muita gente começa escolhendo o desenho e não se preocupa com a qualidade e higiene do local – ou pensa que fazer uma tattoo em qualquer lugar e a qualquer preço seriam a melhor opção.

Mas cuidado com o que está pensando, porque às vezes o barato sai caro.

Antes de escolher a arte ou pensar no valor e na dor, pesquise bem quais são os estúdios recomendados em sua cidade. Procure também amigos que já fizeram e veja os trabalhos antes de “entrar na agulha”. Veja ainda fotos nas redes sociais do tatuador. Use tudo a seu favor!

Depois disso, vamos para o mais importante, que é higiene, biossegurança e assepsia. Verifique e certifique-se que:

  • Todo o material é esterilizado e/ou descartável;
  • As embalagens dos materiais sejam abertas na sua frente;
  • O profissional use e troque de luvas durante o processo todo;
  • Use tintas de qualidade e aprovadas pela ANVISA (Starbrite Colors, Electric Ink e Iron Works);
  • Tenha tatuadores de qualidade e bons profissionais; e
  • Se tem certificado da Vigilância Sanitária e toda regulamentação da sua cidade.

E outra: não tenha vergonha de perguntar!

2# Não tenha pressa

Tenha calma… Pense muito antes de ir fazer sua tatuagem. Você esperou pelo menos 18 anos – é proibido tatuar menores de idade -, então, não tenha pressa para fazer sua arte.

A maioria dos clientes que passa por um estúdio de tatuagem aparece sem uma ideia já elaborada ou faz alguma tatuagem que no futuro irá/poderá se arrepender (como o nome de namorado ou namorada). Desse modo, nunca vá por impulso! Esse é um dos principais erros que podem gerar um grande arrependimento no futuro.

O melhor mesmo é fazer com calma! Pesquise, como citado acima na primeira dica e busque uma ideia por dias, semanas ou até meses. Lembre-se que você irá carregar isto pra sempre em sua pele! Você pode levar só o esboço e conversar com o tatuador e ele desenhar pra você – chegue lá com alguns exemplos para ele se basear no que você quer, a fim de um melhor aproveitamento e desenvolvimento do trabalho.

3# Pense no local do corpo

Já pensou nas duas dicas acima? Agora, além de pensar no desenho, você também tem que pensar e escolher o local do seu corpo onde ele ficará.

O local é uma das escolhas que podem demorar por vários motivos. Algumas pessoas escolhem lugares escondidos, por causa da não aceitação familiar; por motivos de trabalhos; e por pesquisar e ver alguns lugares que doem menos (em breve, irei falar melhor sobre esse tema).

Mas é melhor você pensar muito bem sobre o local que irá fazer. Vou falar nova e repetidamente: ela irá ficar pra sempre em sua pele.

4# Não economize dinheiro

Não pense em economizar dinheiro! Tatuagem é uma obra de arte que estará estampada em você. É melhor juntar grana ou até fazer um cofre para guardar dinheiro como na imagem abaixo:

originalAlguns estúdios já passam cartão de crédito! Quando tiver a concepção da arte, leve-a e veja quanto irá custar – às vezes, o preço da tatuagem irá ser por sessão ou pelo trabalho todo finalizado.

Lembre-se sempre que um trabalho de qualidade não é barato (e nem deveria ser).

5# Tenha cuidado com a cicatrização

Beleza. Tattoo feita. Agora vêm a próxima etapa! Não pense que tudo acaba quando você sai do estúdio com a sua tatuagem pronta! Alguns deles entregam uma lista de cuidados. Leia e escute as orientações com muita atenção e cuide bem dela para evitar problemas durante o processo de cicatrização. (E nunca faça o mesmo que seu amigo: o que deu certo para ele, poderá não dar certo pra você.)

Lembre-se que sua tattoo é um “machucado”, ou seja, ela está exposta a bactérias diversas. Portanto, mantenha-a limpa, hidratada com a pomada indicada pelo tatuador, e nunca toque na mesma sem antes lavar as mãos e jamais coce a área e tire a casca que algumas produzem por falta de hidratação. Evite sol, mar e piscinas até ela estar totalmente cicatrizada.

6# Relaxe

Muita gente me pergunta se dói muito e eu respondo que, em mim, não dói pois eu durmo (risos). Isto vai depender de pessoa pra pessoa; algumas são mais propensas a sentir dor. Mas é algo que você suportará.

Só digo uma coisa, galera nerd: é uma “ótima dor”. Basta apenas você fazer a primeira sessão que não irá parar de fazer. Então, não se preocupe e vá relaxado, bem hidratado – beba bastante água, sua pele precisa esta bem hidratada -, tenha uma boa noite de sono e vá bem alimentado. (E não beba álcool na noite anterior e nem pouco antes de se tatuar…)

Tatuagem é algo pra você guardar na memória corporal e contar pra seus amigos e filhos como foi fazer uma tattoo. Vá tranquilo e aproveite bastante!

Espero que vocês tenham gostado da minha primeira coluna sobre tatuagem e agora, toda quarta-feira, o nosso estúdio Nt está de portas abertas pra falar sobre tatuagem. Então, qualquer dúvida ou sugestão sobre o tema, manda um email para mim: nerdtatuado@gmail.com. Valeu!