Esta quarta-feira (11) será de “luto” para os usuários de mensageiros instantâneos na web: oMeebocomprado recentemente pelo Google, acaba de encerrar suas atividades. No entanto, se você era um desses usuários que recorria ao serviço para driblar bloqueios nos computadores de seu trabalho, colégio ou faculdade, não se preocupe. O TechTudo preparou uma pequena lista com outros serviços que oferecem as mesmas ferramentas do falecido.
eBuddy agrega em um único aplicativo, tanto para web como para celulares, todas as suas contas de mensageiros instantâneos: MSN, Yahoo, Facebook, Gtalk, ICQ e etc. Basta fazer o login em algum deles e, posteriormente, adicionar informações das outras redes ao mesmo perfil. O eBuddy é um dos mais bem sucedidos do ramo e está no ar desde 2003.
O mensageiro ebuddy é o considerado mais conhecido na web (Foto: Reprodução)

imo.im também é bem conhecido e tem funções semelhantes ao do eBuddy. Ele não precisa sequer de cadastro. Basta fazer o login normalmente em algum de seus mensageiros.
Um diferencial interessante do serviço é o suporte a conversas com arquivos de multimídia, em áudio e vídeo. Assim como o eBuddy, o mensageiro instantâneo também tem versões online e aplicativos para dispositios móveis, com iOS e Android.
Parecido com o ebuddy, o site imo também agrega diversos mensageiros instantâneos (Foto: Reprodução)Parecido com o ebuddy, o site imo também agrega diversos mensageiros instantâneos (Foto: Reprodução)
Além dos serviços online, você também pode escolher uma opção de software para instalar no computador da sua casa ou trabalho. O instantbird é uma boa opção. Ele se conecta as contas da AOL, MSN, Yahoo, Gtalk, Twitter, Facebook e ICQ. Tudo no mesmo lugar, criando uma única lista com contatos de todos os sites. O programa está disponível para os usuários do Windows e pode ser bem prático para quem tem muitos perfis em diversos mensageiros.
Outra alternativa é Pidgin, que é bem semelhante ao Instantbird, mas com suporte a 16 messengers diferentes, além de contar com tradução para português. O programa tem ainda funções de compartilhamento de arquivos, smiles e notificações para cada rede social. É possível ainda baixar plugins para extender a sua funcionalidade.
O Pidgin agrega 16 menssageiros diferentes e tem tradução para português (Foto: Reprodução)O Pidgin agrega 16 mensageiros diferentes e tem tradução para português (Foto: Reprodução)
Existem também programas como o Trillian e o Nimbuzz. Eles não são para os usuários que desejam reunir contatos de diversos mensageiros, mas sim para quem pretende entrar em uma nova rede de contatos. Os dois são apps gratuitos e que têm suas próprias redes de mensagens.
O primeiro tem uma opção para chat pelo desktop e que pode continuar no celular, além da opção, claro, de convidar amigos de outras redes sociais. Com ele, também é possível atualizar Facebook, Twitter, LinkedIn e Foursquare ao mesmo tempo. Já o segundo oferece chamadas e mensagens gratuitas entre usuários que tenham o aplicativo instalado nos seus celulares. Ele também funciona no PC e sua ligação com outras redes sociais se limita ao fato de importar contatos.
Tela do Trillian (à esquerda) e do Nimbuzz (à direita) (Foto: Reprodução)Tela do Trillian (à esquerda) e do Nimbuzz (à direita) (Foto: Reprodução)
Ou seja, com qualquer um (ou mais de um) destes serviços, não será preciso chorar pela partida do Meebo. Afinal, ele pode ser muito bem substituído!