Cinema

Crítica | A Lei da Noite

 

Crítica do filme “A Lei da Noite”

Atualmente, o escritor norte americano Dennis Lehane é um dos mais importantes autores de romances policiais, suas obras renderam diversas adaptações, tais como: Ilha do Medo, Sobre Meninos e Lobos e A Entrega. Sua assinatura, que sempre pega tons mais sombrios e se aproxima muito da narrativa Noir, se torna um forte atrativo.

Não é a primeira vez que Ben Affleck, sentando na cadeira de diretor, adapta um livro de Lehane. No ano de 2007 ele escreveu e dirigiu Medo da Verdade (Gone, baby, gone) filme que marcou o início de sua carreira como cineasta e que aparentemente o agradou e o fez retornar agora em 2016 com A Lei da Noite (Live By Night).

A marca de Ben Affleck como diretor se mantém presente em alguns momentos da projeção, ele filma num ritmo menos acelerado as cenas que antecedem a um tiroteio ou alguma ação mais visual, o que já tinha sido feito em seu filme chamado Atração Perigosa e que goza da sua influência em Clint Eastwood, ele precede a ação com uma dosagem de suspense o que cria um clima de tensão muito forte.

Outro ponto que Affleck costuma trabalhar é a construção de personagens ambíguos e que também se faz presente aqui, Joe Coughlin (Ben Affleck) é um sujeito que vive em meio ao crime e a máfia, mas que não se enxerga como um malfeitor e constantemente busca seu lugar fora desse ambiente, porém, se vê o tempo todo forçado a permanecer nessa situação e nunca encontra forças para quebrar esses laços.

Contudo, existe um forte desequilíbrio entre os atos do filme. A narrativa se perde por efeito da falta de objetivo da construção do roteiro, o desbalanceamento entre o romance e a ação, entre estese o drama, acaba por desequilibrar a equação que o diretor queria propor, a relação amorosa entre o Joe e a personagem Emma Gould (Sienna Miller) num primeiro momento é forte, mas no segundo seguinte é descartada sem uma base convincente se fazendo usar de um artifício dentro do enredo que soa mais como uma desculpa para mudar os ares do filme, e isso se repete ao longo do roteiro e inclusive termina num diálogo que soa muito plástico (artificial).

A retratação de época e o figurino empregados na produção da longa metragem é louvável, as caracterizações das localidades, das comunidades são bem elaboradas e condizem com a proposta, o problema é que há também uma contramão quando se trata do elenco, o talento de Ben Affleck no comando das câmeras não se repete na atuação e todos demais atores parecem ligados no piloto automático o que dificulta a credibilidade das relações entre eles, que soam como apenas algo de papel.

Talvez o acúmulo de tarefas de Affleck, que dividiu suas atenções entre os imbróglios das produções dos filmes da Warner/DC, tenham impactado na sua dedicação no comando de A Lei da Noite, filme que soa diversas vezes lento e preguiçoso, mas que talvez (ou pouco provável) sirva como incentivo para alguma editora do Brasil trazer o livro do Dennis Lehane para nosso idioma.

Victor Magalhães

Formado em Ciências Contábeis, mas atuando na área financeira, atualmente estuda Direito, viciado em comprar livros (mesmo sabendo que talvez não vá ler rs), cinéfilo, gamer, aspirante a crítico de cinema, apreciador de séries e desenhos, pode ser encontrado facilmente pelos melhores bares da cidade.