Bird Box, o novo filme da Sandra Bullock, faz com que a gente comece a pensar e a ver como sobreviveríamos ao mundo pós-apocalipse.

Bird Box é inspirado no livro de Josh Malerman, que conta a história de um futuro pós-apocalíptico, onde a terra é invadida por aliens que dominam o mundo e buscam controlar as pessoas até que elas tirem sua própria vida.

O filme tem um elenco de peso, como Sandra Bullock, John Malkovich, Jackie Weaver, Trevante Rhodes, Lil Rel Howery, Machine Gun Kelly e Danielle Macdonald. A direção é de Susanne Bier.

Impressões

No início você fica sem entender o que realmente está acontecendo, mas no decorrer ele vai te contando e mostrando como foi chegando àquele ponto. O filme usa uma narrativa bem diferente que foge do convencional. Ele começa 5 anos após os primeiros acontecimentos e vai trabalhando essa jogada de cena bem dinâmica, mostrando flashbacks para você entender melhor o que se passou.

No decorrer do filme, fiquei com algo na cabeça que me fez lembrar Ensaio sobre a cegueira de 2008, que mostra o mundo transformado quando todos ficam sem ver. Mas não tem nada a ver e não é uma sequência do outro filme.

Toda a trama te conquista do início ao fim e faz você se perguntar porque e como está acontecendo isso. O vilão do filme não é mostrado e isso é uma jogada de mestre e grande aposta.

Todos os personagens se dão bem e tem uma forma de pensar e de mostrar o que cada um representa no filme e o que cada um vai ensinar para outro. Fica no ar aquela coisa de “cada um por si”, mas todos tentando conviver da melhor forma para sobreviver.

Reflexões

O primeiro ato mostra a formação de um grupo para sobrevivência. Dentro de uma casa pode existir conflitos, mas todos podem crescer juntos, criando confiança. Cada um tem que ser bastante ouvido, pois qualquer deslize pode acarretar em um estranho entrando na casa para acabar com tudo.

O filme mostra que o vilão também tem os seus escolhidos: seres humanos loucos para ajudar os outros a verem o que eles não querem ver. Isso pode ser visto de uma forma metafórica (ou eu brisei demais nessa parte).

Bird Box cativa e encanta de uma forma simples e faz com que você comece a pensar como sobreviria em mundo como aquele. Será que você fosse teria a força que Malorie teve para sobreviver junto ao Garoto e Garota? O final traz um plot twist com um ensinamento que faz com que você comece a se questionar… assista e depois comente aqui o que você aprendeu com ele!

Bird Box

ANO: 2018 

PAÍS: Estados Unidos 

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

DURAÇÃO: 124 minutos

DIREÇÃO: Susanne Bier 

DISTRIBUIÇÃO: Netflix