Apesar de ter sido lançado uma versão de demonstração de The Last Guardian no final de 2011, há ainda muito trabalho a ser feito para o título ser concluído. E quem confirma esse fato é o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, em comentários recentes dados por ele em uma entrevista com o site 1Up.
The-Last-GuardianThe Last Guardian
“O projeto está em progresso, mas progresso lento. Isso é complicado, mas não alteramos qualquer foco de produção”, afirmou Yoshida. “Ainda é um projeto muito importante e algo que queremos ver realizado, e a visão do Fumito está realmente causando um desafio muito grande para os desenvolvedores, portanto há alguma coisa ou outra que foi desfeita e criada novamente — faz parte do processo. É por isso que leva tanto tempo.”
Em relação a saída de Fumito Ueda, o chefe da Team ICO, Yoshida disse que não é algo tão simples, como se ele tivesse abandonado o projeto.

“Bem, está confirmada a saída de Ueda, em termos de relação com a companhia. Ele era um empregado, mas agora trabalha a base de contratos”, disse. “A gente discutiu um meio de ele continuar a trabalhar no lado criativo do projeto. Seu trabalho e presença no projeto nunca mudaram. Foi mais uma mudança contratual, e isso foi levado por algumas pessoas como ‘ele saiu da empresa’.”
The Last Guardian não tem uma data definida para ser lançado. Por enquanto, ele chega às lojas em algum momento de 2012, com exclusividade para o PlayStation 3.