Está chegando mais um dia 25 de maio, e o que tem de especial nesse dia? É o dia do orgulho nerd? É claro que não, nesse dia é comemorado o dia da toalha. Mas o que é o dia da toalha?

No dia 11 de maio de 2011 o mundo ficou um pouco mais triste, foi a data do falecimento de Douglas Adams, se você não sabe quem ele é, fico na dúvida se você sabe o que está fazendo aqui. Após sua morte, os fãs do Guia do Mochileiro das Galáxias decidiram que precisavam de alguma forma, homenagear esse cara que tanto nos divertiu durante décadas e nada mais justo que essa homenagem saísse de dentro da sua própria obra.

No dia 25 de maio de 2001 comemorou-se o primeiro dia da toalha dentro da comunidade virtual H2G2, e depois cogitou-se mudar este dia para 42 dias após a morte de Douglas (42 a reposta da pergunta fundamental, 7×6) mas acabou não funcionando e ficou marcado, sem nenhum motivo específico, para o dia 25 de maio mesmo. Esse fato de ser algo totalmente sem explicação lógica é algo muito “Douglas Adams”.

02e7672qis7jaa6l2vlvktzr6

Mas, por que uma toalha? Mais uma vez me pergunto, você tem certeza que sabe o que está fazendo aqui? Mas, vamos lá. Citando o próprio Guia:

“Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”  Douglas Adams, Guia do Mochileiro das Galáxias, Cap. 3

Don't Panic

A toalha é o objeto mais importante para um mochileiro das galáxias, ele tem a obrigação de saber sempre onde está a sua, e no dia 25 de maio todos os mochileiros tem a obrigação de sair com suas toalhas a mostra, para que todos os Estritos saibam quem nós somos.

Douglas Adams foi um cara que marcou o mundo nerd de uma maneira que poucas pessoas conseguiram marcar, lógico que o mundo nerd possui muitos ícones como Star Wars, Star Trek, entre outros, mas eu acho que nenhum é tão unanime como o Guia de Douglas. Para muitos, esses livros são considerados bíblias nerd.

dia-da-toalha-douglas-adams-outracoisa-640x342

O guia é uma obra que nos faz rir, pensar e chorar (de tanto rir). Como a maioria das coisas do humor inglês ele nos faz rir de nós mesmos e das situações ridículas em que sempre acabamos nos colocando, que se bem analisadas não fazem absolutamente nenhum sentido, como por exemplo, juntar papéis coloridos para suprir uma infelicidade pessoal consumindo coisas que não precisamos como relógios digitais de pulso.

guia-do-mochileiro-das-gala¦üxias1

Se você ainda não leu essa trilogia de 5 livros, posso dizer com toda certeza que você está deixando para trás uma obra simplesmente fantástica, escrita com um capricho e genialidade tão grandes que vão explodir sua cabeça muitas vezes. Então se eu posso te dar um conselho, leia, releia e leia mais uma vez, deixe-se mergulhar nesse universo que viaja por toda a galáxia só para mostrar o quão ridículo o próprio ser humano é. Você vai conhecer uma turma de personagens totalmente no sense, e talvez você comece a entender muitas, e digo muitas mesmo, referências dentro de filmes, séries, quadrinhos, entre outros. Afinal, como já disse antes, Douglas Adams influenciou muito mais pessoas que você possa imaginar.

Civil War project 42

Mas Skilo, por que algumas pessoas chamam o dia 25 de maio de dia do orgulho nerd? Pura coincidência, pois nesse dia em 1977 aconteceu a première do Star Wars IV: Uma Nova Esperança, então em uma tentativa de unificar tudo em um dia só a grande mídia intitulou esse dia como dia do orgulho nerd, mas eu particularmente acho que fazendo isso você acaba diminuindo um pouco a homenagem a Douglas, por isso para mim se você realmente é nerd e tem do que se orgulhar, você sabe que o dia 25 de maio é o DIA DA TOALHA.

FELIZ DIA DA TOALHA

E não se esqueça de mandar a sua foto para gente neste dia da toalha usando nossa hashtag #nerdtatuado ou por mensagem na página ou no instagram.