Por que ler?
Quem tem o habito de ler acaba sendo mais critico.

Desde muito cedo comecei a ler, e tive sempre influência da minha Sister mais velha, que também adora ler e indicar ótimos livros.

Mana, prometo que um dia devolvo seu livro do Hobbit e também: “A vida como ela é” do Nelson Rodrigues.

Conheço pessoas que sempre me pedem dicas de livros, eu poderia indicar vários, mas se você não está acostumado a ler não adianta começar por um calhamaço, você não sendo um leito frequente vai acabar pegando uma ressaca literária.

Comece com um  livro que tenha uma leitura fluída, ou seja, que acabe rápido! Isso faz com que você pegue gosto por ler e vá aumentando sua vontade. Eu recomendaria livros de contos ou Grafic Novels (que conta historias através de arte).

Você não precisa ser aquele leitor que lê apenas um estilo de livro, você pode ler o que quiser, sobre o que quiser, e quantos livros quiser.

Eu muito raramente leio apenas um, ainda assim me entrego a cada leitura, faço marcações e pesquisas relacionadas ao que leio.

Embora eu não goste muito de emprestar meus livros, eu gosto de incentivar pessoas! Claro que vejo bem se ela toma um certo cuidado com as coisas, para fazer o mesmo com meu livro.

Motivos Para Ler!

Lendo você conhece ambientes e viaja a lugares que nunca imaginou, além de conhecer outras culturas.

Ler te ajuda a desenvolver melhor a memória, o que consequentemente te ajuda a prevenir o Alzheimer.

Você aprende com personagens em diversas historias.

Ler te ajuda a relaxar, a manter o foco, estimular a criatividade.

Seu vocabulário fica maior e você ainda tem a escrita facilitada.

Nos tornamos mais críticos, tanto com personagens, histórias, quanto com os autores.

Hoje em dia é muito fácil encontrar um clube do livro que você se identifica e participar de debates.

Ocasiões Para Leitura!

Eu leio em toda oportunidade que tenho, leio no ônibus, no trem, no metrô, na fila do banco, pois ainda vou a Banco.

Em qualquer fila, em qualquer lugar que tenho que esperar, já estou com meu livro na mão.

Há também a opção de livro eletrônico, que facilita bastante levar as histórias com você, armazenando-as no Kindle, por exemplo.

Leitura para crianças!

O hábito da leitura deve começar desde cedo, por isso é muito importante incentivar seu filho a pegar gosto pela leitura. As crianças hoje em dia tendem a ficar no celular, tablet e vídeo game por muito tempo.

Comece pelo gibis! SIM! Turma da Mônica na minha época fazia sucesso, e se podia ler e aprender muito com essas leituras.

Quadrinhos de Super Heróis também são ótimos para quase adolescentes, ou você pode indicar Harry Potter que é para todas as idades; digo isso porque meu sobrinho tem 12 anos e já começou a ler a saga HP.

Hoje em dia vivemos num país onde o número de leitores é muito pequeno, onde as pessoas não dão chance aos clássicos, e nem vão à bibliotecas públicas. País onde as pessoas compram mais por “status” de “leitor” e acabam não lendo o que compram.

Precisamos começar a mudar essa realidade aos poucos, não leiam apenas o que está na moda, leia para aprender mais. Experimentar outros tipos de leitura é imprescindível.

Quer uma dica de livro? Ou prefere indicar um livro? Deixe aí seus comentários.

Desligue a TV, saia um pouco da internet, deixe o celular no mudo e vá ler um livro.

Xoxo!!