Lembram da Clair Temple (Rosario Dawson), do seriado Demolidor da NETFLIX? Sabe qual seu poder? A medicina, apenas. A simples e humana enfermeira profissional que sempre restabeleceu os super-heróis sem jamais ter removido suas máscaras.

Talvez você não saiba, mas a enfermeira do seriado do Demolidor é uma personagem antiga e atual da Marvel Comics. Ela está em todas as séries da Marvel produzidas pela Netflix, ajudando nossos super-heróis urbanos. Mas, afinal, de onde surgiu essa lenda feminina, que socorre nossos heróis em momentos de crise, curando seus ferimentos, restabelecendo-os para o avante ao bom combate? Quem socorre os heróis quando esses estão doentes? É a Enfermeira Noturna. Já ouviu falar dela? Vamos desvendar esse mistério hoje.

As três primeiras Enfermeiras Noturnas

A primeira encarnação de Enfermeira Noturna nos quadrinhos não teve nada a ver com segmentos de heróis. O conceito surgiu em 1961, quando a Atlas Comics, precursora da Marvel, publicou um título chamado Linda Carter, Student Nurse. O gibi teve vida curta, durando apenas nove edições e sendo cancelado em janeiro de 1963.

1ª aparição da Enfermeira Noturna, aqui como loira, protagonista com revista própria (1961).

Posteriormente, a personagem ressurgiu em 1973 , em uma série de 4 edições pela Marvel Comics, contando a história de três enfermeiras: Christine Palmer, Georgia Jenkins e a protagonista Linda Carter (que nada tem a ver com a atriz da telessérie da Mulher-Maravilha), com histórias dramáticas e polêmicas, direcionadas ao público feminino.

Após a mudança da Atlas e seus direitos cedidos à recém-inaugurada Marvel Comis Group., a Enfermeira Noturna deixou de ter revista própria e passou a ocupar, esporadicamente, minisséries.

Em 2004, tivemos uma rápida participação da enfermeira Christine Palmer, uma das 3 enfermeiras noturnas, na HQ do Noturno dos X-Men, onde a mesma pedia ajuda a Tempestade contra um demônio que estava assustando crianças em um hospital. Porém, foi Noturno que se dispôs a resolver o problema.

A enfermeira Christine Palmer em Surpreendentes X-Men (2004).

No entanto, somente Linda Carter, a principal das antigas três enfermeiras, teve uma vida longa na editora, assumindo, definitivamente, o posto de costuradora oficial do Universo Marvel e o manto de Enfermeira Noturna.

A enfermeira Linda Carter como a Enfermeira Noturna oficial.

Linda Carter ressurgiu em 2004 pelas mãos de Brian Michael Bendis e Alex Maleev, para as páginas de Demolidor, onde a mesma ajuda o vigilante com seus ferimentos de uma briga com a Yakuza. Ela não pergunta seu nome, nem faz questão de saber sua identidade, nem deseja remover a máscara do vigilante, apenas faz seu trabalho. Foi desse conto que a produção da NETFLIX se baseou para apresentar a cena de Rosario Dawson como a enfermeira que acode Mattew Murdock no seriado do Demolidor. A notícia da discrição de Linda começa a se espalhar e vários personagens passam a procurá-la para cuidar de seus ferimentos!

Linda Carter, a discreta e misteriosa enfermeira que socorreu o Demolidor, no traço de Alex Maleev.

Durante Guerra Civil, Linda Carter, a Enfermeira Noturna, se colocou ao lado do Capitão América, ajudando diversos heróis com seus ferimentos de batalha!

Cena icônica de Guerra Civil, de Mark Millar e Steve Mcniven. A importância da medicina: quando seres superpoderosos precisam de uma mera mortal.

Linda Carter ainda manteve um romance de longa data com o médico mais famoso dos quadrinhos e mestre das artes místicas, o sr. Stephen Strange, o Dr. Estranho. Atualmente ela faz ponta nos gibis de heróis!

Linda Carter acudindo seu companheiro, o Dr. Estranho.
A outra e nova Enfermeira Noturna, a negra Clair Temple 

Linda Carter não foi a última Enfermeira Noturna a ajudar heróis necessitados. Tivemos mais uma, e atualmente a mais famosa: Claire Temple, que surgiu em Luke Cage, Hero for Hire, em agosto de 1972. Criada em 1972 por Archie Goodwin e George Tuska, antes de tudo, ela conheceu um outro super-herói de nome Golias (Bill Foster). Claire chegou a se casar com o personagem, mas eles decidiram dar um tempo. O casamento de Claire com Bill vivia uma fase difícil e ela foi trabalhar para uma clínica em Nova York dirigida pelo Dr. Burstein (o mesmo cara que deu os poderes a Luke Cage). Foi nesse momento que ela conheceu Luke Cage. Após muitas peripécias, os dois acabaram se apaixonando. Claire estava tão a fim de Luke que decidiu entrar em contato com Bill Foster para tratar do divórcio dos dois (já que eles ainda eram casados).

Aparição duma outra Enfermeira Noturna: Claire Temple, 1972, defronte a Luke Cage.

Seguindo sua vida, Clair começou a se relacionar com Luke Cage após ajudar o herói, que tinha sido baleado por Kid Cascavel. Ajudando Luke a formar um álibi e se livrar da polícia, foi Claire também que se tornou o primeiro interesse amoroso do herói nos quadrinhos. Ela passou a ser uma personagem recorrente na vida doe Luke até 1978, quando desistiu da vida turbulenta que ele vivia, e decidiu se afastar, passando muitos anos sumida. Apesar de terem começado de uma forma muito apaixonada, a relação dos dois acabou tendo muitos problemas. Foi o próprio Luke Cage que pediu a Claire que se afastasse, pois ele acreditava que todos aqueles que lhe fossem queridos acabariam morrendo (como aconteceu com Reva Connors, o grande amor de Luke).

Clair Temple retornou em um momento difícil da vida de Luke, a fim de motivá-lo  e cuidar dos ferimentos de Danny Rand, o Punho de Ferro. Eles depois se reconciliaram, mas a relação nunca mais foi a mesma. Claire decidiu terminar tudo, pois não aguentava o estilo de vida super perigoso de Luke, já que ela era uma simples mortal cuidando o tempo todo de um superser.

luke harmony

A vida seguiu em frente e quando a nova namorada de Luke Cage, Harmony Young, foi atacada pelo mutante Dentes de Sabre, Claire se ofereceu para prestar todos os cuidados médicos necessários. Ela acabou salvando a vida de Harmony, e Luke ficou agradecido para toda a vida.

claire homem-aranha
Clair Temple curando o Aracnídeo no traço de Gil Kane.

Claire tem um currículo longo no que diz respeito a salvar super-heróis. Além de Luke e do seu ex-marido Golias, ela já chegou a salvar o Homem-Aranha. Depois de um combate com o Homem-Coisa, o nosso amigão da vizinhança, Homem-Aranha, ficou gravemente ferido e foi Claire que o curou, sem nunca remover a máscara que cobria o rosto de Peter Parker. Uma vez o Dr. Karl Malus entrou em contato com Claire pedindo ajuda, após ele ter tornado Steve Rogers num lobisomem. Mas Claire teve que rejeitar o pedido de ajuda, já que ela estava tentando curar Joaquin Torres, que agora era meio Vampiro.

Atualmente, Clair Temple apareceu em Captain America: Sam Wilson #4, ajudando mais super-heróis. Ficam aqui os nossos votos de saúde, vida longa (e próspera) a essa personagem auxiliar, a Enfermeira Noturna, e a todas as enfermeiras do mundo.