Comidas típicas, figurino matuto, bandeirolas, forró e… videogame, AC/DC, desfile cosplay, sorteio de brindes, grupos nerds. Esse foi o Arraiá Geek que a youtuber Bianca Briste fez em Maceió e o Nerd Tatuado estava lá para conferir.
(Crédito: Instagram pessoal).
Lembrança
(Chico Buarque de Holanda)
Se lembra da fogueira,
Se lembra dos balões,
Se lembra dos luares dos sertões.
A roupa no varal,
Feriado nacional,
E as estrelas salpicadas nas canções.
♞ Caminho da roça
Alguns convidados do arraiá geek.

Antes do Arraiá Geek – Em pontos espalhados da grande Maceió, em clima de expectativa para um forró matuto e para se empanturrar de comidas de milho, em frente ao espelho, meninas arrumam suas tranças, roupa xadrez, pintinhas; meninos escolhem sua manga-longa xadrez, chapéu de palha, jeans de remendo. Até aqui uma cena típica de qualquer preparativo de festa junina. Só que não! Havia também meninas e meninos escolhendo sua fantasia de personagens de games, de mangá, de comics, de animes, gente escolhendo camisetas, bottons, mochilas e tênis licenciados da franquia de seriados e filmes, todos indo para o mesmo arraial junino. Era para o Arraiá Geek que roceiros e cosplayers estavam atravessando a cidade para ir.

✌ Cumprimento às damas, cumprimento aos cavalheiros

Uma mistura multicor invadiu a vizinhança da Rua Dr. José Fontes Lima, nº 43, bairro Jacintinho, onde ficava o palhoção: a Loja da Briste. A vizinhança, num rubor entre a estranheza e a admiração, via chegarem agrumamentos de diversas tribos urbanas: grupos ligados à cultura japonesa, gameplayers, youtubers, blogueiros, cosplayers, cinéfilos. A porta da loja era o local do encontro das damas e dos cavalheiros, e, para recepcioná-los, uma barraca do beijo – não o do beijo tradicional –, do beijo nas comidas típicas que ali estavam: pipoca, munguzá, bolo de milho, pé de moleque, pamonha, canjica, pão-pizza, brotinhos de frango, refrigerante, tudo cortesia da palhoça.

Premiação dos cosplayers entregue pelo carinha da SEASON. Não, ele não era cosplay do Barry Allen do seriado do Flash.

O nosso site Nerd Tatuado foi convidado e lá chegamos. Muito bem recepcionado pelas simpáticas damas e irmãs Eliza AlvesBianca Briste, e do prestativo cavalheiro fotógrafo Ivaldo Cardoso, os responsáveis pela festança, pudemos provar de tudo um pouco, do clima de fraternidade, passando pelas atrações, até às comidas típicas. O nosso site teve a honra de integrar o grupo de jurados do desfile cosplay que, sem tardar, aconteceu sob a trilha sonora de AC/DC.

Decoravam o ambiente, além dos itens de venda da loja, que vão de quadros decorativos, action figures a roupas femininas e masculinas, um televisor smart com videogame, a barraca do beijo, um espaço para os cosplayers, um móvel reservado para o tacho de munguzá – delicioso, por sinal (tomei 5 copos!). Houve sorteio de brindes da parte da microempresa SEASON e premiação para os 3 primeiros colocados no desfile cosplay.

A trupe geek matuta responsável pelo evento (de cima para baixo): as irmãs Bianca Briste e Eliza Alves, e o fotógrafo Ivaldo Cardoso. (Créditos: Instagram).
♫ Balancê e grande passeio
Os nerds matutos jurados do desfile cosplay.

“Galera, é pra comer isso tudo, tá? Comam tudo porque eu fiquei até duas da manhã cozinhando isso aqui pra vocês!”. Com essa frase, a dona do festão convocou todos a pegar dos guardanapos e copos, comerem e beberem. E, cá entre nós, Bianca: nem carecia de dar o comando. A turma toda simplesmente não parava de comer! Um verdadeiro revezamento de comes e bebes se agitava no salão entre conversas, risos, abraços e fotos. O famoso munguzá não era adocicado com açúcar não, mô fiu! Era com leite condensado. “Foi feito pela coroa, por isso o capricho!”, disse a morena ruiva Bianca, aludindo à mamãe. O Nerd Tatuado, no balancê da folia, dá os parabéns a mainha da youtuber.

⌛ Despedida

Nerd é nerd não importa onde, né não?

Bianca Briste veio do Rio Branco, no Acre, para tornar-se alagoana e logo se tornou mesmo. Parceira do Nerd Tatuado e de vários grupos nerds da cidade de Maceió, ela vem despontando nas redes socais como a garota que fala sobre assuntos relacionados à cultura pop, com grande relevância e 22,4mil seguidores no seu Instagram. Já foi entrevistada pelo jornal Gazeta de Alagoas, por canais geeks da capital, apresenta um programa na TV Mar, o Canal Legal, canal fechado da NET, e é ativa nos eventos pop.

Bianca fala abertamente que foi a cultura pop que deu uma impulsionada em sua vida, pois foi com a pop art que livrou-se de um período depressivo. Seu Arraiá Geek (que ela chama de “primeiro arraiá geek”, já que tem em mente outros) foi a celebração de uma fase absolutamente nova, muitíssimo distante da velha, e despontou caminhos que a menina nerd “acralagoana” irá trilhar com o mesmo clima de sua festa. E o site Nerd Tatuado, como numa bonita quadrilha junina, vai torcer por ela de mãos dadas nessa jornada.

Matéria da Gazeta de Alagoas sobre a revelação da youtuber morena ruiva, em janeiro deste ano.