ALERTA DE SPOILER

Enfim estreou o filme Capitão América: Guerra Civil, e a diversão já começou a bomboniere do cinema onde precisei escolher de que lado eu estava para poder pegar o balde de pipoca e o chaveiro do time que eu estava torcendo, e por motivos óbvios escolhi o lado do Capitão América. essa decisão não foi difícil pois já havia tomado ela desde que li a HQ guerra civil.

Entro na sala de cinema sento no meu lugar, sala de cinema não estava lotada mesmo sendo a estréia, imagino que por não ser a seção 3d, ainda tento entender o que faz uma pessoa querer assistir um filme que não foi filmado com essa tecnologia e paga para ver uma simulação de 3d, mas ok, vamos ao filme.

Começa mostrando uma ação dos vingadores trabalhando em equipe, mostrando a liderança que o Capitão tem sobre eles, sendo um cara estrategista e decidindo o como e quando agir, e logo já começa a pancadaria, coisa que nunca pode faltar em um filme de super herói, afinal pagamos para ver o quebra pau geral, é nessa ação que logo já vem o incidente que seria a gota d’agua para que os governos mundiais queiram controlar os poderes ilimitados dos vingadores, esse começo de filme não é exatamente igual aos quadrinhos, assim como todos os filmes da Marvel, mas eles fazem referencias que quem conhece as historias já fazem a associação direta na hora e se empolga.

Nesse ponto o filme entra na questão de controlar ou não os poderes dos vingadores através de um tratado internacional, e ai que os times se dividem, em um homem de ferro se sentindo extremamente culpado por mortes de inocentes e um Capitão América muito preocupado em perder a autonomia dos vingadores e eles começarem a ser tratados como marionetes governamentais onde só poderão agir onde e quando a ONU deixar. O filme se torna denso o roteiro fica bem solido e sério, com questionamentos que você começa a pensar nos dois lados da moeda para realmente decidir qual lado defender.

Captura de Tela 2016-04-29 às 20.41.00

Então nos apresentam T’Challa um personagem com aparência serena e rebelde ao mesmo tempo, um homem centrado mas que não tem paciência para muita diplomacia embora saiba fazer-lo muito bem, que após essa apresentação ele se mostra como pantera negra, um personagem pouco conhecido do universo Marvel para a maioria do publico que assiste aos filmes, porém ele é inserido de uma maneira muito bem feita e entra na historia de uma maneira muito natural, não importando nesse momento mostrar sua origem, coisa que não foi feita, deixando isso para um filme solo do personagem. Ponto para a Marvel.

O Capitão  defender seu amigo Bucky por acreditar que ele não tem culpa pelos seus atos por ter sido manipulado pela Hidra.

Captura de Tela 2016-04-29 às 20.45.46

A trama vai rolando e a cada cena, a coisa vai ficando mais profunda, e mais densa, mostrando como um roteiro quando é bem feito não precisa ser fácil nem complexo ao extremo, ele precisa conduzir o público para o lugar certo e não confundir o público. Vemos a manipulação dos heróis de várias formas, sendo psicológica por culpa seja pelo governo seja ou por um “vilão” vingativo, vilão esse que nem sei se ele pode ter esse título, que é quase dispensável, afinal todo o questionamento de culpa e poder e manipulação já esta tão grande que só isso já era suficiente para levar toda a trama do filme até o final.

Captura de Tela 2016-04-29 às 20.48.24

Assistimos a inversão dos valores e personagens que eram considerados heróis salvadores do mundo sendo tratados como criminosos, sendo perseguidos e presos. então chega o momento que eu tanto esperava, inseriram o homem aranha e o homem formiga, dois personagens que tem uma participação relativamente pequena (nem sempre pequena no caso do homem formiga hahahahahha) porém muito importante e significativa, os dois são também boa parte do alivio cômico do filme, parte que a Marvel nunca deixa de fora do seus filme, e mesmo muita gente dizendo que isso é bobo, para mim é uma parte bem importante afinal um dos motivos de eu estar vendo filme de super herói é me divertir e isso me diverte muito, mas a Marvel sabe dosar bem esse alivio e não transforma o filme numa grande piada.

Captura de Tela 2016-04-29 às 20.49.22

O que achei desse novo aranha? Achei Show show, ele é tagarela, é moleque, é tímido quando Peter, é engraçarão, é fã dos heróis mais velhos, e chega a elogiar mesmo quem não esta do lado dele da briga, e mesmo que no filme ele não troque de lado como nos quadrinhos, fica em aberto afinal a motivação real do aranha foi direcionada pelo Tony Stark como ele bem quis, e deixando meio obvio que na verdade se Peter tivesse sido apresentado aos dois lados e não somente ao do Tony, talvez ele não soube-se que lado defender.

Então vem a cena que vale cada centavo do ingresso a cena do aeroporto, que foi tão zoada na internet devido a pouca quantidade de heróis na Guerra civil, porém durante o filme essa “pequena” quantidade de heróis preenche a tela de uma maneira com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo em uma explosão de ação que por muitos momentos vc acredita realmente estar lendo uma HQ.

Captura de Tela 2016-04-29 às 20.50.08

O roteiro da mais uma volta, e muda tudo de perspectiva novamente, faz vc se questionar mais uma vez, nesse ponto você já sabe o quão tudo foi manipulado, mas o filme ainda guarda mais surpresas para nós. Tony decide trocar de lado mas devido a outro virada tudo muda novamente, e a coisa fica realmente pessoal e começa a briga para valer, as magoas já são bem profundas e talvez irreversíveis.

Captura de Tela 2016-04-29 às 20.51.11

Filme termina, com duas cenas pós-crédito, que não são de explodir cabeças, mas deixam a vontade de quero mais no ar, é nesse momento que saio do cinema feliz, assisti a um filme que fala de Super heróis, Amizade, política, poder, família, manipulação, guerra, valores, e o principal sai do cinema com a sensação de que assisti a um filme completo e me deu mais vontade de continuar assistindo a esse universo, aguardando ansiosamente ao próximo filme.

Pode ser que eu realmente seja uma putinha da Marvel? sim pode ser, mas tenho a sensação de que a Marvel/ Disney sabem exatamente o que esta fazendo e a DC ainda parece uma metralhadora desregulada na mão de um macaco Bêbado e o que ele acertar ele acha que esta no lucro. espero realmente estar equivocado quanto a isso daqui a uns anos mas até o presente momento no cinema eu sou totalmente Marvete.

Loading Facebook Comments ...