Existe algo de diferente nas corridas de Fórmula 1. Mesmo com a dominância de apenas um piloto (como foi com Schumacher e agora continua com Vettel), a categoria de monoposto continua atraindo milhares de fãs. Prova maior disso foi que o jogo F1 2010, lançado em setembro passado, surpreendeu nas vendas e se tornou um grande sucesso para a produtora Codemasters. Agora, eles estão preparando a versão atualizada para este ano, mas trazendo muitas mudanças.

 F1 2011 (Foto: Divulgação) F1 2011 (Foto: Divulgação)

Isso acontece porque F1 2011 está lidando com ainda mais expectativas. Quando foi lançado, a versão do ano passado desbancou instantaneamente o hit da Microsoft, Halo: Reach, do ranking do Reino Unido. É claro que a categoria não faz tanto sucesso nos Estados Unidos e, por isso, não teve vendas tão significativas neste mercado, mas a Europa (e provavelmente o Brasil também) recebeu bem a volta dos monopostos em um game multiplataforma.
Diferente da Sony, que até 2008 ainda possuía os direitos exclusivos sobre a Fórmula 1, a Codemasters é especializada em corridas, com as séries Dirt e Grid como boas amostras da capacidades da produtora em lidar com o gênero. Tanto que F1 2010 vendeu dez vezes mais do que o título mais rentável do esporte, o F1 2001, exclusivo para o PlayStation.
“Eu sei o que aconteceu com a série, eu estive lá, eu fiz o 2001″, diz Stephen Hood, chefe de design do game atual. “Foi legal voltar a Fórmula 1 novamente após quase dez anos, pois eu amo o esporte”, conta Hood ao site Now Gamer.
Claro, os fãs também comemoraram, já que F1 2009 chegou apenas para Nintendo Wii e PSP, mas a última (e melhor) versão foi lançada para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Os computadores não recebiam um game oficial desde F1 Challenge 1999-2002, da Electronic Arts, lançado em 2003.

 F1 2011 (Foto: Divulgação) F1 2011 (Foto: Divulgação)

Mudanças 
F1 2011 então vai apenas atualizar os pilotos e equipes do mundial deste ano? Também, mas não só isso. O game contará com várias modificações, como ajustes na pilotagem e na configuração dos carros, além da implementação dos recursos da temporada, como o Kers e a asa traseira ajustável. Tudo para tornar as corridas mais realistas, mas também trazendo diversão para os jogadores.
Mas realismo demais pode acabar sendo algo negativo. “Na vida real, os pilotos possuem menos de 12 configurações de mistura de combustível para modificar: precisamos dessas 12 no jogo? Provavelmente não”, afirma Hood. “Se fizéssemos isso, tornaria os controles ainda mais complicados, você teria que acessar o menu e navegar pelas definições que queria, enquanto [os pilotos da F1] possuem um bom e pequeno discador”, explica. Ou seja, mesmo para um jogador que leva a sério as corridas do game, não seria nem um pouco prático.

F1 2011  (Foto: Divulgação)F1 2011 (Foto: Divulgação)

O executivo diz que “seria fantástico” se todos pudessem utilizar volantes de Fórmula 1 para jogar, já que seria possível sentir nitidamente a diferença de peso proporcionada pelo consumo combustível no carro, modificando assim o estilo de pilotagem. “Diminuímos isso porque eu quero que você tenha a impressão do que está acontecendo na F1, mas ainda possa dirigir, seja em um joystick, seja em uma direção”, justifica.

Não impede que não possa haver algumas adições para agradar aos mais fanáticos, como a mudança na engine física do módulo de suspensão para deixar o bólido mais em contato com o chão. Se acelerar demais em uma curva, acabará saindo de traseira, mas poderá corrigir. “Você não tinha isso em 2010, era tudo ou nada”, reconhece Hood ao pontuar que não era possível retomar o controle da direção. “Pilotos de verdade atacam as zebras e passam por cima delas. Isso será mais realista, mas deixará mais fácil de jogar porque as coisas que você vê na vida real podem ser traduzidas no game”, explica. “O realismo ajuda”, define.
F1 2011 deverá contar com o grid de largada mais atualizado possível, assim como as regras da categoria na temporada atual. Segundo o chefe de design da Codemasters, é difícil se manter a par de todas as mudanças para o momento de lançamento do game. “É algo com o qual nós apenas temos que lidar”, diz, resignado. O título chegará ao Xbox 360, PlayStation 3 e PC no dia 23 de setembro deste ano.
Via Now Gamer e F1 2011 Official Facebook