Livros

Feita de Fumaça e Osso

Anjos e demônios. Romance adolescente sobrenatural. Triângulo amoroso. Paixões avassaladoras inexplicáveis. Todos temas batidos e que eu acho que todo mundo já tá cansado de ler. Feita de Fumaça e Osso parece ser mais uma história com todos os clichês possíveis de fantasia contemporânea… mas não é!

Eu sei, eu sei: a capa faz você pensar em Cinquenta Tons de Cinza, o que não me ajuda quando tento convencer as pessoas que esta trilogia é incrível e nada clichê, mas esqueça Supernatural, Lúcifer, livros do André Vianco ou qualquer outra referência de raiz religiosa que você tenha sobre anjos e demônios. Laini Taylor consegue abordar o assunto de forma inovadora (e ousada, se você ler a saga toda) dentro de uma narrativa delicada e profunda ao mesmo tempo.

Começamos o livro conhecendo Karou (sim, com U), uma adolescente estudante de arte com longos cabelos azuis e várias tatuagens. Seus passatempos incluem desenhar monstros e comer goulash com sua melhor amiga em um café muito peculiar em Praga, onde vivem. Karou também tem um emprego: viajar através de portais por todo o mundo negociando dentes para seu chefe, Brimstone.

Brimstone, o mago de aparência bestial que troca os dentes trazidos por Karou por desejos e passa os dias fazendo colares de dentes com ajuda de Issa, Yasri e Kishmish, seus assistentes bestiais e, também, toda a família que Karou conhece. A garota não sabe sua origem, como veio parar aos cuidados de Brimstone, para que servem os dentes ou porque Brimstone nunca responde suas perguntas. Ainda assim, tudo ia bem na vida de Karou até que na volta de uma de suas viagens, ela é atacada por um anjo. O que dá início a uma sequência de eventos que muda completamente seu mundo.

Isso é tudo que posso te falar sobre a história dentro da minha política de “no spoilers”. 

Sou apaixonada por esta trilogia porque ela me surpreendeu em todos os aspectos. Parece bobo de início, mas se mostra maduro e original. Os personagens são muito bem construídos e a história toda é muito coerente. O enredo consegue ser detalhista sem ser monótono. E o estilo de escrita da autora é simplesmente bonito, o que deixa a leitura muito prazerosa. Recomendo para todo mundo que curte fantasia contemporânea. Dê uma chance, você não vai se arrepender.

Data da primeira publicação: 13 de setembro de 2012
Autora: Laini Taylor
Gênero: Romance de amo
383 páginas – Editora Intrínseca