Uma das grandes dúvidas da Era Moderna dos consoles é a decisão entre a mídia digital e a física.

Mas fica com a gente, pois nós analisamos as vantagens e desvantagens de cada um, confira:

MÍDIA FÍSICA

Resultado de imagem para prateleira games ps4

Esse formato é o mais conhecido e já é utilizado desde os primórdios dos consoles. Atualmente os games são armazenados em sua grande maioria em discos Blu-Ray, exceto pelo Nintendo Switch que utiliza pequenos cartuchos. Independente do formato da mídia, existem gamers que preferem encher as prateleiras de caixinhas e ostentar sua coleção. A mídia física ainda oferece a vantagem da revenda e da troca, fazendo com que o valor investido no game inicialmente seja recuperado para aquisição de um novo. Particularmente, aqui no Brasil, a mídia física custa muito caro, principalmente no lançamento, isso fez com que a mídia digital ganhasse força.

MÍDIA DIGITAL

Resultado de imagem para PSN, loja xbox, nintendo

Na geração atual todas as mídias são disponibilizadas em ambos formatos, copiando o formato utilizado pelos games de PC a bastante tempo. O volume de compras nesse formato também subiu bastante, além da comodidade de comprar o game sem sair de casa, as promoções nas lojas dos consoles são bem vantajosas e chegam a ter uma diferença de 80% para a mídia física, a grande desvantagem é que não há como emprestar ou vender os games, algo que ainda incomoda a maioria dos gamers.

COMO ESCOLHER?

Bom, não existe bem um método pra isso e varia de acordo com as preferências de cada um, mas se você, como a maioria dos brasileiros, prefere economizar, o segredo é mesclar as duas mídias. Quando o game for aquele 10/10 e você não resistir esperar por uma promoção, vale a pena comprar a mídia física sim, mas não deixe de conferir sempre as lojas online dos consoles.

De qualquer forma é sempre bom se programar para as promoções que acontecem quase que mensalmente.

E aí Nerd? Qual mídia você prefere? Comente.