iPad iniciou a ser vendido em abril deste ano, e as outras plataformas terão muito terreno a conquistar, dizem analistas. 

iPad detém 95% do mercado de tablets.
(Foto: Mirella Nascimento/G1)

Uma pesquisa divulgada na terça-feira (2) revela que a Apple encerrou o terceiro trimestre controlando 95% do nascente mercado de tablets. A Apple começou a vender o tablet iPad em abril.

O mercado total cresceu de 3,5 milhões de aparelhos no segundo trimestre para 4,4 milhões nos três meses encerrados em setembro.

O analista da SA Neil Mawston disse que outras plataformas – Android, Microsoft, MeeGo, da Nokia e Intel; webOS, da HP; e Blackberry – têm muito terreno a conquistar. O sistema Android, segundo maior no mercado, teve participação de apenas 2,3% no terceiro trimestre. Mas a fatia deve crescer no atual trimestre, segundo Mawston.

“Esperamos que a participação do Android cresça no quarto trimestre, conforme mais modelos de aparelhos, como o Samsung Galaxy Tab, entrem no mercado”, disse o analista.