Já passaram pelo TechTudo dezenas de robôs, dos que servem sorvetes até os para fins de pesquisa. Dos bizarros aos mais inúteis, nenhum deles parece tão assustador quanto o iCub, um robô-bebê italiano apresentado na IROS 2011 (“International Conference on Intelligent Robots and Systems”, algo como “Conferência Internacional de Robôs e Sistemas Inteligentes”, em tradução livre).

iCub (Foto: Reprodução)iCub (Foto: Reprodução)

A tentativa de produzir um robô com a aparência de um bebê, no entanto, não atraiu o nível de fofura ideal. Talvez os problemas sejam os olhos sem vida, que se movimentam periodicamente para a direita e para a esquerda. Até mesmo o engatinhar parece não ter dado muito certo: no vídeo, podemos notar que às vezes ele precisa de uma “ajudinha” para andar para frente.
Brincadeiras à parte, o iCub não foi feito para apavorar. De acordo com os seus desenvolvedores, o robô deve funcionar para entender como é realizado o processo de aprendizado humano. O audacioso projeto prevê uma máquina capaz de aprender da mesma forma que uma criança conseguiria, e acumular conhecimento ao longo do tempo.
Confira abaixo o vídeo feito durante a feira, em o protótipo pode ser visto engatinhando, e, em seguida, o vídeo de divulgação feito pelos seus desenvolvedores.

<p><br></p>

<p><br></p>

Via Technabob