Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena criaram modelos tridimensionais impressos em uma incrível escala de nanômetros (1,0×10−9 metros, ou seja, um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro) com tamanho equivalente a um grão de areia através do uso de uma impressora 3D.
Carro de F1 impresso em nano-escala (Foto: Divulgação/Universidade de Tecnologia de Viena)Carro de F1 impresso em nano-escala (Foto: Divulgação/Universidade de Tecnologia de Viena)
Estas nano maquetes são ricas em detalhes. Até o momento, a equipe conseguiu reproduzir em nível bastante reduzido um bólido de Fórmula 1, uma miniatura da Tower Bridge e uma versão compacta da Catedral de St. Stephen.
A Catedral de St. Stephen foi nano homenageada (Foto: Divulgação/Universidade de Tecnologia de Viena)A Catedral de St. Stephen foi nano homenageada (Foto: Divulgação/Universidade de Tecnologia de Viena)
A tecnologia empregada na obtenção dessas pequenas maravilhas da impressão consiste em um sistema de espelhos, responsável pela projeção de um feixe de laser contra uma resina líquida. Ao reagir com o raio, molda a área com o polímero sólido recém formado. Claramente, para trabalhar dentro de uma escala de medidas tão pequena e delicada, a espessura de cada lapidação empregada é da ordem de centenas de nanômetros.
Tower Bridge em escala reduzida (Foto: Divulgação/ Universidade de Tecnologia de Viena)Tower Bridge em escala reduzida (Foto: Divulgação/ Universidade de Tecnologia de Viena)
Mesmo sob regime de operação que demanda muita precisão, a impressora 3D possui ótima velocidade de impressão. Até o momento, membros da equipe afirmam imprimir uma extensão de cinco metros de polímero (compostos por 100 camadas com 200 linhas, cada) no tempo de quatro minutos.
Em meio à popularização e investimento de inúmeras universidades em pesquisa e desenvolvimento de impressoras deste gênero, há uma grande aposta de, em um futuro próximo, equipamentos como este poderão dar forma até mesmo a órgãos e tecidos humanos.
Assista o vídeo com a demonstração desta nova tecnologia: