Você sabe o que é Kpop?

Se você é um cidadão do planeta terra, muito provavelmente já ouviu falar em kpop, mas afinal, o que seria isso? Pois bem,  kpop é uma abreviação de Korean Pop, ou pop coreano. Como já deu para perceber, kpop é um pop vindo da Coreia do Sul. No entanto, o que diferencia do pop americano que conhecemos? Bem, na verdade, existem muitos recursos que os diferenciam, tanto sonora como visual.

Sonoramente falando, vemos abrangência de vários estilos e gêneros incorporados do ocidente, como: rock, jazz, hip-hop, R&B, reggae, folk, country, eletrônica, além de suas raízes tradicionais de música coreana.

 Já na parte visual, temos vídeo clipes bem produzidos, coloridos e bem coreografados, uma das principais marcas do estilo. Por outro lado, também temos alguns casos com  histórias, bem ao estilo curta-metragem.

Origem

Resultado de imagem para seo taiji

O gênero kpop surgiu na década de 90 com Seo Taiji and Boys. Sua experimentação realizada com diferentes estilos de música que remodelou o cenário musical sul-coreano. Como resultado, as integrações de elementos musicais estrangeiras tornaram-se uma prática comum entre os artistas de kpop da atualidade.

O kpop conquistou popularidade primeiramente no leste da Ásia, no final da década de 90, embora tenha chegado no mercado de música japonês somente em 2000. No final dos anos 2000,  o gênero cresceu de um estilo musical comum entre adolescentes e jovens adultos, para uma subcultura na Ásia.

Atualmente, com o auxílio dos serviços de redes sociais e do streaming, a Hallyu, ou Onda Coreana, se disseminou globalmente, atingindo agora  países da América do Sul e da Europa, não trazendo somente sua música, mas também seus filmes, Doramas e moda.

Gerações

A maioria das pessoas costuma dividir as gerações do  kpop em apenas 3 fases, sendo a primeira geração entre a década de 90 até o início dos anos 2000, a segunda de 2001 até 2010 e a terceira de 2010 aos nossos dias atuais. Contudo, devido a grande quantidade de grupos e as mudanças ocorridas dentro do gênero, iremos dividir em 5 gerações.

Primeira geração do kpop (1992 – 2000) 

Resultado de imagem para g.o.d kpop

Muitas pessoas acreditam que o kpop virou febre somente agora, mas esse estilo musical começou a ser conhecido internacionalmente nos anos de 1995, principalmente pela explosão de grupos como Seo Taiji and Boys, SechsKies, SES, Fin.KL, NRG, Shinhwa, GOD e H.O.T, que debutaram na década de 90. Nessa mesma época,  surgiram as BIG3, as três maiores empresas da indústria musical sul-coreana. (SM, JYP e YG).

Segunda geração do kpop (2001 – 2008)

Nesse período, encontramos os maiores líderes do kpop, sendo conhecidos como a “Era de ouro“, sendo responsáveis por divulgar o estilo para o mundo e, consequentemente, pela criação da “Onda Hallyu“. Nesse período, também ocorreu o início do Youtube e, com isso, as empresas viram um novo meio de divulgar seus grupos.

Nessa era, temos nomes como a cantora BoA, o TVXQ/DBSK, SUPER JUNIOR, BIGBANG, Brown Eyed Girls, Wonder Girls, SHINee, Girl´s Generation e KARA. Além disso, se deu início a globalização do kpop e, junto a isso, o aparecimento dos grupos femininos que sofriam uma forte influência do Japão, sempre com um conceito bem colorido e fofo. Os MVs (Music vídeos) também ganharam mais atenção nessa época.

Terceira geração do kpop (2009 – 2011) 

Resultado de imagem para 2ne1

Como já foi dito, nessa mesma época, houve a popularização do Youtube e, com isso, o kpop chegou a locais antes impossíveis, tomando conta do continente sul-americano e europeu. Nessa era, temos nomes como 2NE1, 4Minute, F(X), Infinite, T-ARA, Block B, Sistar, CNBlue, Apink, Miss A, After Shool, B1A4.

Muitos grupos femininos perderam a influência do Japão e seu conceito fofo, adotando uma imagem mais agressiva e forte, algo muito presente no estilo ocidental.

Quarta geração do kpop (2012 – 2014) 

Resultado de imagem para exo e bts

Aqui temos o ápice do gênero musical com explosão do hit  “Gangnam Style”, do cantor PSY, que conquistou os norte-americanos e, consequentemente, ajudando kpop a se expandir de forma gritante. Devido a tantos holofotes, a indústria sul-coreana começou a produzir muitos grupos, sendo 2012 o ano com mais grupos debutados, chegando ao número de 30 grupos somente naquele ano.

Durante essa época, conhecemos grupos como EXO, B.A.P, BTS, AOA,  Ailee, EXID, VIXX, MAMAMOO, Red Velvet, BTOB, GOT7, NU’EST, C-CROWN Ladies Code e BTS.

 Quinta geração do kpop (2015 – atualmente) 

Já na quinta geração, o kpop se torna globalmente consolidado como produto de exportação. Na Coreia, a explosão de realitys para criação de novos grupos se torna um novo método de gerenciamento de IDOL.

A maioria dos grupos dessa era foi formado ou, como em muitos casos, teve um integrante que participou de algum reality.  Dentre eles, podemos citar WINNER, iKON, GFriend, MONSTA X, Seventeen, Twice, KARD, NCT, Cosmic Girls, CLC, I.O.I, BLACKPINK, DAY6, OH MY GIRL, SF9, ASTRO.

Podemos notar que o kpop se tornou um gênero global, deixando de ser algo passageiro. Devido a isso, nós do Nerd Tatuado iremos trazer para vocês algumas histórias, curiosidades e playlists futuramente. Fiquem de olho!

Leia Mais
Diretor de arte de Assassin’s Creed 3 quer que o game se passe na América do Sul ou Ásia
%d blogueiros gostam disto: