Sabe aqueles momentos de turma reunida em que você esquece o celular? Aquela diversão garantida do grupo quando você não tem acesso a eletrônicos? Board games são a melhor opção!

Separei com todo o carinho pra vocês, baseado na minha própria experiência, uma lista com cinco board games clássicos, os famosos “jogos de tabuleiro”, especialmente divertidos para jogar com a galera! Confira abaixo:

Imagem e Ação (Grow)
Imagem e Ação – Grow

Para quem curte desafios, Imagem e Ação é o jogo perfeito. Deve ser jogado em equipes, cada membro deve jogar o dado e andar o valor correspondente no tabuleiro, que contém seis categorias de palavras. O jogador irá desenhar uma expressão para sua equipe adivinhar a palavra do cartão correspondente à categoria no tabuleiro. Não vale falar! Se você preferir, pode substituir o desenho por mímica, basta usar a criatividade. Esse jogo é muito divertido e fica mais engraçado se os jogadores colocarem um contador de tempo para cada desafio!

Concept (Galápagos)
Concept – Galápagos

Concept é um jogo de tabuleiro feito exclusivamente pra jogar “de galera”, que desafia os jogadores a criarem sua própria forma de comunicação, oferecendo palavras que devem ser adivinhadas através da associação de ícones.

Deve ser jogado a partir de dois times, a cada rodada um jogador puxa um cartão aleatório, escolhe entre as três opções que tem nele, uma palavra ou expressão para ser adivinhada pelos outros jogadores e utiliza peças para indicar no tabuleiro os ícones que se relacionam com o conceito escolhido. Exemplo: se a expressão escolhida for “Torre Eiffel”, o jogador pode indicar no tabuleiro coisas como ‘metal’, ‘estrutura’, as cores da bandeira da França… Até que alguém deduza através da junção dos conceitos.

Cara a Cara (Estrela)
Cara a Cara – Estrela

Cara a Cara foi um jogo de tabuleiro lançado em 1986, baseado no jogo Guess Who?. Pode ser jogado com o mínimo de duas pessoas, mas é mais divertido em equipes. A estrutura do tabuleiro tem um conjunto com 24 retratos diferentes de ambos os lados. Sorteia-se uma carta para cada um e, através de perguntas de características, você tem que adivinhar a carinha escolhida pela equipe adversária. É divertido e dá pra jogar em família também, incluindo as crianças!

Detetive (Estrela)
Detetive – Estrela

Com crimes, acusações e uma investigação no melhor estilo dos contos policiais de Agatha Christie, neste jogo você e seus amigos são os detetives. A missão é descobrir quem é o assassino, com que arma ele matou e em que cômodo da casa aconteceu o crime. O clássico foi criado na Inglaterra, em 1948. É um jogo interessante, pois a troca entre os personagens e os jogadores é constante, nem os personagens sabem se são o criminoso! Falamos sobre a prática de quebra de quarta parede nesse jogo, confira aqui.

Uma variante desse jogo, também muito legal, é o Scotland Yard, da Grow. Esse é baseado nos casos do famoso detetive morador do 221B, da Baker Street: Sherlock Holmes! ‘Elementar, meu caro Watson… mas, essa será outra história’.

Academia: o jogo do dicionário (Grow)
Academia: o jogo do dicionário – Grow

Academia é um jogo de tabuleiro que testa não só seus conhecimentos, como sua capacidade de convencimento: o líder puxa uma carta contendo 5 verbetes, escolhe um deles e lê em voz alta. Apenas o líder saberá a definição correta da palavra. Os jogadores devem escrever a definição do verbete na ficha com o seu nome, se não souberem, terão que inventar.

O xis da questão é: provavelmente ninguém vai saber a definição correta, pois são palavras que não são usadas no dia a dia! Você anda 3 pontos no tabuleiro se acertar a definição, mas a diversão é que o líder vai ler todas as respostas e os demais vão votar na que for mais convincente. O dono da definição mais votada anda 1 ponto no tabuleiro. Você vai gargalhar com os conceitos mais loucos da criatividade do grupo!

Dica da Suh – Gnomos: além da lenda (Jak)
Tá surradinho devido à idade, mas esse é o meu Gnomos: além da lenda!

Esse jogo é meu amorzinho. Ganhei da minha irmã Symone, no ano de lançamento do jogo (1996), quando eu tinha 10 anos – a idosa. Me diverti muito em família com ele e é um jogo ótimo pra jogar em galera.

O jogo tem 60 pedras naturais de 6 diferentes tipos, um gnomo de resina e cenários ilustrados. Nele, o gnomo sai para recolher pedras para você, mas os trolls, seus tradicionais inimigos, tentarão impedi-lo. Cada jogador sorteia uma carta contendo a pedra que deve recolher, essa informação é secreta. Cada um sempre terá 3 cartas na mão, contendo um tipo de pedra e uma quantidade, que será reproduzida no tabuleiro através da movimentação do gnomo. O objetivo é recolher sete pedras iguais a da sua carta secreta.

Agora tá com você! Qual o clássico de tabuleiro que te marcou e até hoje você joga com a galera? Conta pra mim!
Loading Facebook Comments ...