Filmes Inspirados em Hitchcock

O legado de Hitchcock como o mestre do suspense não é atoa, obras primas como Psicose, Janela Indiscreta e Um Corpo que Cai são tidos por muitos como alguns dos melhores filmes de todos os tempos, e justamente por isso fez escola, vários cineastas que vieram depois usaram e usam até hoje seus métodos e linguagens.

Nessa lista vou colocar 5 filmes que gosto e que são influenciados pelo mestre.

Vestida Para Matar (Dressed to Kill – 1980)

Admirador assumido de Hitchcock, Brian de Palma faz quase um remake quadro a quadro de Psicose em Vestida Para Matar, mas o diferente é que o filme trabalha outras questões.

Seven: Os Sete Crimes Capitais (Se7en – 1995)

Outro fã expresso do mestre do suspense David Fincher faz um dos melhores filmes da década de 90, em Seven a aura construída de incertezas e clima sombrio fazem referência a Hitchcock, além de usar um “plot twist” muito semelhante ao que fazia o inglês.

Ilha do Medo (Shutter Island – 2010)

Adaptação do livro do escritor Dennis Lehane, Ilha do Medo é um suspense psicológico que bebe muito na fonte de Hitchcock, mostrando a versatilidade ímpar de Martin Scorsese a construção do filme é toda indireta e reflexiva.

O Escritor Fantasma (The Ghost Writer – 2010)

Hitchcock adorava trabalhar a questão do “Homem errado”, Intriga Internacional, O Homem Que Sabia Demais são exemplos de filmes que trabalhavam o suspense através do acaso, uma pessoa errada na hora errada. O Escritor fantasma de Roman Polanski é também um exemplar de filme com esse tipo de construção.

O Sexto Sentido (The Sixth Sense – 1999)

Os famosos “plot twist” de M. Night Shyamalan certamente são influência de Alfred Hitchcock, as viradas curiosas e impactantes permearam toda a filmografia do mestre do suspense, Psicose, Disque M Para Matar, Um Corpo que Cai são ícones do cinema por isso, e em sexto sentido essa técnica vai ser muito bem empregada no que ficou conhecido com um dos maiores filmes da década de 90.

Envie o seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here