Filmes Sobre realidades alternativas

Filmes de multi-dimensão e realidades alternadas sempre renderam boas e intrigantes histórias. Apresento essa lista onde destaco alguns dos filmes que considero importantes para esse tipo de roteiro. Lembrando que as descrições são meramente ilustrativas, o interessante é assistir cada um deles.

Donnie Darko (2001)

Dirigido e escrito pelo cineasta estreante Richard Kelly, o longa acompanha Donnie Darko, um garoto problemático com alguns traços de esquizofrenia que em uma noite, um coelho gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. Ele se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, numa grande alegoria sobre os sentido da vida e da morte.

Fonte da Vida (The Fountain – 2006)

Idealizado pelo diretor norte americano Darren Aronofsky que se destacou bem depois com o premiado Cisne Negro, Fonte da Vida é um filme reflexivo e intenso, o roteiro se divide em 3 camadas narrativas, um desbravador espanhol, um cientista contemporâneo e o astro-monge preso em uma espécie de cúpula espacial, as análises se desenvolvem em torno de um artefato mágico, a fonte da vida, que teoricamente contém o elixir da vida eterna.

Stalker (1976)

Após a queda de meteoritos, numa região do planeta, que supostamente tem a capacidade de realizar os desejos das pessoas, desperta a busca por esse poder mitológico que leva o planeta à ruína, sendo necessárias medidas extremas de quarentena na suposta região onde os artefatos caíram, ficando conhecida como “A Zona”. Stalker é o apelido que se dá aos poucos humanos que tem conhecimento e habilidade para conseguir chegar nesse local. Dirigido por Andrei Tarkovsky, Stalker é um filme denso e muito bem filmado, com tomadas belíssimas.

eXistenZ (1999)

O cineasta canadense David Cronenberg nos entrega um filme que acompanha uma designer de jogos de realidade virtual. Ela cria um novo jogo interativo chamado eXistenZ, quando começa a ser perseguida por fanáticos religiosos que querem assassiná-la. Em fuga, é forçada a se esconder com um guarda costas, decidido a protegê-la. Porém, durante a perseguição os dois experimentam um mundo onde os limites entre o real e o imaginário se confundem.

Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr. – 2001)

Conhecido por ser um dos maiores representantes do surrealismo, David Lynch chega no filme que é considerado por muitos a sua obra prima. Cidade dos Sonhos segue a trajetória de uma atriz que após sofrer um acidente de carro tem sérios problemas com sua memória, o que acaba por distorcer o fio de realidade da sua mente, fazendo com que ela entre em um parafuso psicótico onde sonho e realidade se misturam.