Cinema

Lista | 5 Novos Westerns Imperdíveis

Filmes Western

Filmes western, ou os famosos faroestes, Filmes Western Contemporâneos Imperdíveis sempre estiveram presentes na história do cinema. Porém nos últimos anos o gênero parece que ficou um pouco esquecido e as produções se tornaram escassas, até porque filmes de super-heróis estão dominando o mercado blockbuster e as atenções se voltaram para as grandes produções.

A ideia dessa lista é elencar algumas produções que me chamaram a atenção dentro do cinema western, algumas bem menores e desconhecidas outras inclusive com cineastas conceituados, para mostrar a força narrativa dessas produções e como o faroeste ainda pode ser um ótimo meio para contar histórias.

A Salvação (The Salvation – 2014)

O mais curioso de A Salvação é que ele é um filme western dinamarquês talvez um dos poucos exemplares desse gênero na região, que é muito mais conhecida pelos dramas existenciais de Lars Von Trier e Thomas Vinterberg. Estrelado por Mads Mikkelsen (em atuação soberba). A ideia central é um filme de vingança, mas a execução do diretor Kristian Levring com tomadas belíssimas e ângulos de câmera ousados é que fazem a diferença.

Amaldiçoada (Brimstone – 2016/2017)

Talvez esse seja o filme mais ácido da lista, os temas abordados pelo diretor Martin Koolhoven são no mínimo controversos e polêmicos. O interessante da forma do cineasta conduzir a narrativa é o desapego que ele tem com seus personagens, a narrativa não mantém uma linha previsível de raciocínio o que torna o suspense criado uma ótima ferramenta para prender o espectador na história daqueles personagens.

Rastro de Maldade (Bone Tomahawk – 2015)

Aqui também temos uma peculiaridade, a ousadia do diretor S. Craig Zahler foi mesclar o clássico western com elementos de terror. E como todo bom filme de terror a violência gráfica é o diferencial, e o mais interessante, tudo é executado de maneira muito competente de forma que torna crível essa mistura.

O Vale Sombrio (The Dark Valley – 2014)

Novamente temos um filme que vem de uma região que não tem tanto o costume de criar westerns. Nesse longa metragem, o austríaco Andreas Prochaska, subverte o estilo e troca as paisagens áridas pela neve densa, o plot central não é inovador, mas o interessante é a bela coreografia e filmagem das cenas de ação.

A Proposta (The Proposition – 2005)

O diretor e roteirista John Hillcoat ficou muito conhecido após ter entregado o ótimo filme “A Estrada”, mas antes disso o australiano já mostrava talento por trás das câmeras. Em 2005 ele concebeu uma espécie de filme revisionista em “A Proposta”. O foco aqui é mais na construção dos diálogos e dos personagens (e não tanto na ação) e principalmente tornar o tema central o motor principal da narrativa; vale destacar a fotografia sensacional.

Victor Magalhães

Formado em Ciências Contábeis, mas atuando na área financeira, atualmente estuda Direito, viciado em comprar livros (mesmo sabendo que talvez não vá ler rs), cinéfilo, gamer, aspirante a crítico de cinema, apreciador de séries e desenhos, pode ser encontrado facilmente pelos melhores bares da cidade.