Filmes de John Woo

Olá pessoal! Voltando com as listas de indicações depois de muito tempo em hiato e nessa listinha vamos levantar cinco filmes de um dos grandes cineastas do cinema de ação, ninguém menos que John Woo, diretor e roteirista chinês que ficou famoso pela sua maneira crua de dirigir cenas de violência.

Vale lembrar que não é lista de preferências e sim de exemplos, então pode faltar um ou outro filme, servindo como incentivo para o debate com a galera e como motivação para assistir a filmografia do autor.

A Outra Face (Face/Off – 1997)

Quem falou que o Nicholas Cage não tem filme bom? Em A Outra Face ele protagoniza com John Travolta um filme criativo, onde um agente do FBI se submete a uma cirurgia de troca de face para impedir um perigoso terrorista, se destaca a direção de John Woo na condução da narrativa e na influência mínima no desenrolar do roteiro, o que alguns críticos afirmam que é um ponto muito positivo quando se trata de bons escritores.

O Alvo (Hard Target – 1993)

Em O Alvo, Woo trabalha em parceria com um dos grandes ícones dos filmes de ação das décadas de 80 e 90, Jean-Claude Van Damme protagoniza um interessante thriller onde um mercenário se vê preso num jogo de caçada humana, Woo trabalha diversas técnicas de câmera em filmagens de ação onde inclusive serviu de influência para vários cineastas, inclusive o Tarantino.

O Pagamento (Paycheck – 2003)

John Woo não se limita a apenas de filmes de ação policial, sua habilidade vai além disso, O Pagamento é um filme de ficção científica adaptado de um conto de Phillip K. Dick, um icônico escritor de sci-fi, e mais uma vez consegue ser coerente com suas assinaturas na condução do roteiro escrito por Dean Georgaris, transmitindo credibilidade nas reflexões que a obra original de Dick propôs regado a belas cenas de perseguição.

Fervura Máxima (Hard Boiled – 1992)

Considerado por muitos o filme clássico do John Woo, mais uma vez trabalhando com as questão de ação policial e corrupção, numa mistura de kung fu com tiroteio traz Chow Yun Fat como um policial linha dura que combate a máfia chinesa, destaque para as cenas sensacionais de ação filmadas de maneira cuidadosa e detalhista, principalmente para a interação dos personagens para com o ambiente/cenário, filme que inclusive serviu de influência para uma boa geração de games.

O Matador (The Killer – 1989)

Talvez o filme mais encorpado de John Woo como diretor, no que diz respeitos a suas técnicas e assinaturas, talvez pela maior liberdade de trabalho no roteiro que ele mesmo escreveu aqui em O Matador vemos um diretor bem maduro e coeso as cenas são brilhantemente filmadas e a mão dele muito sutil em vários momentos, traduzindo muitas vezes sem diálogos as sensações que o personagem quer nos transmitir.

Menção a parte

Missão: Impossível 2 (Mission: Impossible II)

Apesar de não considerar um dos melhores filmes dele, vale a pena a menção pelo fato de que é um filme de grande estúdio e grande orçamento que serviu de continuação para um filme que se tornou uma franquia de sucesso e dentro desse contexto ele mostra mais uma vez como tem talento e se saiu bem na condução que muitas vezes é limitada pelos produtores.