A década de 80 foi uma das melhores para o cinema, com filmes que até hoje são aclamados e lembrados. Grandes clássicos nasceram e se consagraram nela, e nós agradecemos até hoje.

A seguir, veremos uma lista com os 10 melhores filmes dos anos 80: se você ainda não viu, precisa correr pra fazer a pipoca e se preparar para a diversão.

10 – OS FANTASMAS SE DIVERTEM

13294667Nome Original: Beetlejuice

Ano: 1988

Diretor: Tim Burton

Elenco: Winona Ryder, Michael Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis

No filme, vemos a história de um casal, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin), que, após morrerem em um acidente de carro, se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes de ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. O sossego é rompido quando um casal de ricos compra a casa. Os Maitland são inofensivos como fantasmas, fazendo com que seus esforços para espantar os compradores acabem sendo em vão. Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e trevosa filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que acabam por contratar os serviços de um tal de Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para espantarem os moradores, Mas logo a situação foge do controle.

 

9 – OS GOONIES

filme_os_gooniesNome Original: The Goonies

Ano: 1985

Diretor: Richard Donner

Elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Kerri Green, Jeff Cohen, Corey Feldman

O que fazer se o local em que você mora vai ser transformado num grande campo de golfe? Caçar um tesouro, é claro! Foi exatamente o que os garotos das docas Goon pensaram ao ver suas casas e suas amizades serem ameaçadas por ricaços. A lenda do tesouro do pirata Willy Caolho embarcou as crianças numa das mais incríveis aventuras de caça ao tesouro que conhecemos. Entre bolas de pedra gigante e um “monstrinho” do bem, encontramos muitas risadas e diversão nesse clássico dos anos 80.

8 – CLUBE DOS CINCO

21010003_20130603204213408Nome Original: The Breakfast Club

Ano: 1985

Diretor: John Hughes

Elenco:  Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald e Ally Sheedy.

Cinco alunos completamente diferentes são obrigados a passar um sábado inteiro na detenção por motivos distintos, cada um com as clássicas personalidades que vemos nos filmes. Eles precisam fazer uma redação sobre quem eles são, mas responder a essa pergunta pode ser muito mais difícil do que pensam, afinal, somos quem parecemos ser? Ao decorrer do filme, vemos a improvável amizade deles se formando, enquanto se abrem sobre seus sentimentos mais secretos.

 

7 – DE VOLTA PARA O FUTURO

20122008Nome Original: Back to the Future

Ano: 1985

Diretor: Robert Zemeckis

Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Thomas F. Wilson

Viajar no tempo é algo incrível, mas viajar no tempo em um DeLorean é sensacional. Marty McFly Jr. (Michael J. Fox) entra numa aventura acompanhado do Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd) através das décadas, de 1955 até 2015. Acompanhamos Marty, que acidentalmente volta para o ano de 1955 e muda os eventos que viriam a resultar na sua própria existência. Após isso, ele está numa corrida contra o tempo para que seus pais se conheçam e se apaixonem. O filme é aventura do começo ao fim.

 

6 – CURTINDO A VIDA ADOIDADO 

ferris-bueller-posterNome Original: Ferris Bueller’s Day Off

Ano: 1986

Diretor: John Hughes

Elenco: Matthew Broderick, Mia Sara, Alan Ruck, Charlie Sheen

O filme mostra um dia de folga de Ferris Bueller (Matthew Broderick), que decide fingir que está doente para não ir à escola e sair para se divertir com seus amigos. Um dia no mínimo invejável, com direito a The Beatles numa parada e uma Ferrari destruída. O filme causa aquela sensação de estarmos perdendo alguma coisa, que a vida está passando e não estamos nos divertindo tanto quanto deveríamos. A vontade de ir passear na cidade e fazer algumas maluquices é instantânea quando terminamos de assistir.

 

5 – SCARFACE 

2014-hot-sale-aNome Original: Scarface

Ano: 1984

Diretor: Brian De Palma

Elenco: Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Robert Loggia, Mary Elizabeth Mastrantonio

“Say Hello To My Little Friend’’

Esta frase não poderia ter sido dita por ninguém menos que ele: Tony Montana, interpretado pelo nosso querido Al Pacino. Tony é um refugiado Cubano, que em 1980 chega a Miami sem absolutamente nada. Em pouco tempo, Tony começa a trabalhar para um grande traficante, sendo aí o pontapé inicial para sua ascensão no império do narcotráfico, se tornando rapidamente um “Poderoso Chefão” das drogas. Mas, como nem tudo é um mar de rosas, ele acaba ficando na mira de agentes federais, fazendo com que o final desta história seja surpreendente e eletrizante. Scarface é considerado um dos filmes mais violentos já feitos e também um expoente de Hollywood no cinema da década de 80.

 

4 – E.T. O EXTRATERRESTRE

20384584Nome Original: E.T. the Extra-Terrestrial

Ano: 1982

Diretor: Steven Spielberg

Elenco: Drew Barrymore, Henry Thomas, Dee Wallace, Peter Coyote

O extraterrestre mais gente boa de todos os tempos, que só queria telefonar para a sua casa, ganhou os corações de todas as crianças da época. O filme foi um sucesso estrondoso, e é considerado uma das maiores bilheterias da história do cinema, ficando atrás apenas de Star Wars por onze anos! O filme conquistou o coração de muitos, mas não de todos, sendo até banido de alguns países por fazer os adultos parecerem inimigos das crianças – na verdade, é exatamente daquela forma que agiríamos. Se quer se apaixonar com um baixinho enrugado e ver uma das cenas mais clássicas do cinema, assista E.T.

 

3 – O ILUMINADO

o-iluminadoNome Original: The Shining

Ano: 1980

Diretor: Stanley Kubrick

Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers

Neste clássico de Stanley Kubrick, Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor alcoólatra em recuperação, acaba aceitando um emprego como zelador fora de época no isolado Hotel Overlook. Seu filho Danny possui habilidades psíquicas, capaz de ver coisas do passado e do futuro, ele também vê fantasmas que habitam o hotel onde estão. Um pouco depois de se acomodarem, a família acaba ficando presa no hotel por conta de uma terrível tempestade de neve, fazendo com que gradualmente Jack acabe sendo influenciado por uma presença sobrenatural que o deixa completamente louco, a ponto de  tentar assassinar sua esposa e filho.

 

2 – INDIANA JONES

indianajonesandthelastcrusadeNome Original: Indiana Jones

Ano: 1981, 1984, 1989

Diretor: Steven Spielberg

Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey, Sean Connery

 Você com certeza nunca viu um professor de arqueologia tão ativo quanto Henry Jones Jr. – ou Indiana Jones, como é chamado durante suas missões. Além de sair atrás de objetos históricos perdidos, ainda arranca suspiros das alunas. Indiana foi inspirado em um personagem de Arthur Conan Doyle e até mesmo o 007 de Sean Conery, que no filme interpreta o pai de Indiana, Henry Jones. O filme foi idealizado por George Lucas e por conta disso pegou um pouco de carona no recente sucesso de Star Wars na época, mas logo se tornou uma obra única e conquistou seus próprios fãs.

 

1 – STAR WARS

603eaa44c9cf064b10f96a4fe9494da7Nome Original: Star Wars

Ano: 1977, 1980, 1983

Criador: George Lucas

Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Peter Mayhew, Anthony Daniels

Ok! O primeiro filme não é da década de 80, mas sim, haverá uma exceção nessa lista porque é Star Wars! Se você nunca assistiu, não deve ser desse planeta; e, se assistiu, com certeza adorou. Os filmes são mais que clássicos, são ícones da cultura pop mundial. Desde que vimos pela primeira vez as letrinhas amarelas contando a história de uma galáxia muito distante, não somos mais os mesmos: citamos frases do Mestre Yoda, queremos Ewoks de presente de natal, tentamos incansavelmente usar a Força e nunca mais conseguiremos ouvir a frase “Eu sou seu pai” da mesma maneira que antes. Acompanhamos Luke, Leia, Han e Chewie numa incrível luta contra o império do maior vilão de todos os tempos, Darth Vader.

 

E aí? Sentiu saudade de assistir algum desses filmes? Porque eu estou querendo ver todos novamente. Obrigada ao amigo cinéfilo Rafael pelas dicas e Obrigada década de 80 por nos proporcionar tanta diversão.

Envie o seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here