Você conhece Stan Lee?

Stanley Martin Lieber, nasceu em 28 de dezembro de 1922; o mundo recebia o herói de toda uma classe, um gênio das histórias em quadrinhos, um homem que criou uma janela para um mundo fantástico.

Resultado de imagem para stan lee juventude

Na juventude Stan Lee trabalhou para o “publisher” Martin Goodman na Timely Productions (futura Marvel). Seu primeiro trabalho publicado foi um conto (prosa) do Capitão América publicado na revista do herói, em 1941. Com o título “Capitão América desbarata a vingança do traidor”, Lieber assinou com um pseudônimo de Stan Lee para não arruinar o sonho de um dia seguir a carreira de escritor sério.

Na sequência Stan Lee passou a roteirizar HQs aos seus 17 anos. Em 1942 Stan se alistou e serviu na comunicação do exército, retornando em 1945 após a Guerra.

Resultado de imagem para primeira hq do quarteto fantastico

No final dos anos 50, Stan estava bastante insatisfeito com o mundo dos quadrinhos, o mercado também não ajudava, foi aí que a DC Comics reascendeu o gênero com o lançamento da Liga da Justiça.

Goodman deu a Stan Lee a missão de criar uma equipe de heróis para concorrer com a Liga da Justiça. Por conselhos da esposa, Stan decidiu colocar tudo que preferia na criação e em parceria com Kirby lançou o Quarteto Fantástico, o diferencial era o lado humano dos heróis, algo que não existia na época, os heróis eram perfeitamente exemplares.

Resultado de imagem para stan lee jack kirby

O sucesso foi instantâneo e o “Quarteto” elevou Stan, Kirby e a Marvel a outro nível. Com isso vários heróis foram criados. Entre eles: Hulk, Thor, Demolidor, Homem de Ferro e Dr. Estranho.

No auge do que chamavam da época de “Marvelmania”, Goodman decidiu vender a Marvel para a Perfect Films, pouco tempo após o acordo em 1972, Stan Lee assumiu o controle criativo. Em 1981 Stan Lee se envolveu com as produções televisivas dos personagens Marvel, ainda tornou-se presidente por um curto espaço de tempo, mas viu que ali não produziria artisticamente e acabou abandonando o cargo para trabalhar como publisher.

Resultado de imagem para stan lee personagem

Em 1990 Stan Lee deixou os trabalhos regulares na Marvel, mas ainda assim recebia US$ 1 milhão como presidente emérito. Após alguns desentendimentos com a Marvel com o lançamento dos filmes da Fox, nos anos 2000 Lee chegou a trabalhar para a DC reimaginando os heróis consagrados da editora, na série Just Imagine.

Resultado de imagem para stan lee personagem

Com a formação do MCU, Stan Lee viu um de seus maiores sonhos se tornando realidade, participou ativamente, inclusive com os famosos cameos que sempre são um show a parte em cada filme.

Stan nos deixou uma grande lição, todos os seus heróis tem um lado humano muito forte, e é exatamente isso que torna os personagens tão especiais, Stan se tornou um ícone da cultura pop: O homem que criou um universo.

Confira uma mensagem do nosso herói: