De acordo com um novo relatório da empresa Strategy Analytics, a nível global a base instalada da consola PlayStation 3 ultrapassa a da Xbox 360 por uma diferença de 500 mil unidades.

Enquanto que a Wii mantém a coroa da consola doméstica mais vendida nesta geração com 75.5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, até ao final de 2010, a PS3 conseguiu chegar a uma base instalada de 43.4 milhões comparada com a da Xbox 360 que está nos 42.9 milhões.

A empresa alega que a falta de apoio na Xbox 360 na Europa e Ásia “actuam como um obstáculo no seu desempenho global,” apesar do aumento de vendas sentido pelo lançamento do Kinect no final do ano passado.

“Apesar do Kinect ter dado um impulso à estratégia da Microsoft para com a Xbox 360, o desempenho da consola fora dos Estados Unidos continua a desapontar,” disse o autor do relatório, Jia Wu.

“A procura global pela PlayStation 3 superou a da Xbox 360 em cada um dos dois últimos anos, e nós esperamos que assim continue nos próximos anos.”

O analista acredita que a Microsoft deva focar-se mais no Kinect e que “continue a inovar em torno da sua tecnologia de sensor de movimentos,” à medida que se vai tornando “cada vez mais relevante numa era de casa inteligente.”

O relatório prevê também que as vendas globais da Xbox 360 irão crescer 13.7 milhões até ao final de 2011, enquanto que as da PS3 irão crescer 15.7 milhões de unidades. As vendas da Wii deverão continuar a diminuir.

Wu disse que a Nintendo poderá combater este declínio de vendas “lançando uma sucessora da Wii nos próximos 12 meses.”

No início desta tarde a Gamestop e o IDG emitiram um relatório a afirmar que na Europa a PS3 tinha uma vantagem de um milhão de unidades em relação à Xbox 360, com a consola da Sony a conseguir 14.7 milhões de unidades contra os 13.7 milhões da Xbox 360.

Mais tarde a Gamestop anunciou os dados relativos ao mercado norte-americano, onde a consola da Microsoft, com 25.4 milhões de consolas vendidas, leva uma vantagem de dez milhões em relação à consola doméstica da Sony.

por evertonlin, fonte: Eurogamer