Ele é puro aço… E você é convidado a ser também! Seja forte como o aço para descobrir a perturbadora inspiração da cidade futurista dos robôs mais carismáticos da TV aberta e dos games!

[Visite os monumentos desta série:]
A Sala de Justiça dos Superamigos.
O Castelo de Grayskull de He-Man e She-Ra.
A Toca dos Gatos e o Olho de Thundera dos ThunderCats.
O Santuário das 12 Casas dos Cavaleiros do Zodíaco.

A Torre Karin de Dragon Ball.

Origens

Como uma extensão do fatídico ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 pela 2ª Guerra Mundial, matando 2.403 pessoas e ferindo outras 1.178, em 06 de agosto de 1945 o major norte-americano Thomas Ferebee autorizou o lançamento às 08h15 da Little Boy, uma bomba com cerca de 64 kg de urânio-235, que levou 44,4 segundos para cair do avião voando a cerca de 31.000 pés (9.400 m) a uma altura de detonação de 1.900 pés (580 m) acima da cidade, que, numa forma de cogumelo esfumaçante, assassinou 166 mil pessoas em Hiroshima, findando a 2ª Guerra Mundial.

Panorâmica da Hiroshima detonada dias após a explosão.

Em um ponto imemorial da História, um conto oral passou a se difundir entre os primeiros habitantes de onde hoje é o Iraque. Dois irmãos de personalidade bem diferentes e que um dia eram unidos passaram a enveredar por caminhos opostos. O mais velho vendo o progresso do mais novo foi alimentando uma inveja insana a ponto de conspirar contra o irmão. A convite do mais velho e neste confiante, o mais novo saiu com aquele para ajudá-lo num serviço; distraído e sem chance de defesa, o irmão mais novo foi, subitamente, assassinado pelo mais velho. O morto era chamado Abel, o assassino, Caim.

O primeiro homicídio: Caim mata a pauladas o irmão mais novo, Abel, como que abatendo um animal, na interpretação da tela de Ticiano, Santa Maria della Salute, Veneza (1576).
Franquia

Tomando esses dois bárbaros episódios da memória coletiva do Oriente e do Ocidente, o designer e ilustrador japonês Keiji Inafune desenvolveu um videogame para a Capcom chamado Megaman (1987), que depois, em 1995, foi adaptado para anime produzido por Joe Ruby e Ken Spears exibido no Brasil pelo SBT em 1998.

O personagem bíblico Abel nomeou a cidade animada onde os robôs do anime eram fabricados. Abel City era o nome dessa cidade. O nome de Abel City está ligado a alguns personagens da franquia. O primeiro é o Dr. Caim, um cientista de Abel City, que fabricou os reploids (robôs desrespeitadores das leis robóticas) que destruíram a cidade. O segundo é o conhecido de todas as crianças de 1998 no Sábado Animado do SBT: o cientista Dr. Albert Wily.

Wily era o melhor amigo e sócio de outro cientista, o Dr. Thomas Light, ambos designers de robótica e criadores dos protótipos de robôs mais avançados do mundo. Wily traiu Light, vendo o incrível potencial dos robôs; ele começou a imaginar que, com eles sob seu comando, poderia ter um enorme poder nas mãos. Ao compartilhar seus planos de domínio com Light e ter retorno negativo deste, Wily rouba seu projeto inicial, o Protoman e mais outros três robores para servi-lo. Dr. Light, então, cria Rock, um robô ajudante de laboratório e Roll, uma ajudante doméstica.

Quando Wily resolve usar os Robôs para cometer terrorismo, Rock não entende por que seus “irmãos” estariam executando terror e pede para Dr. Thomas Light torná-lo um robô de batalha para deter Wily. Surge então Megaman, um androide com boas habilidades de luta e capacidade de absorver as habilidades dos demais androides.

Na sequência: Dr. Thomas Light, Rock (Megaman) e Roll.

Já o episódio da bomba de Hiroshima está na franquia Megaman como uma homenagem à sobrevivência da cidade. Está em parte da urbanidade de Abel City e na alusão de que os robôs reploids destruíram a cidade a mando do Dr. Caim.

Abel City após o ataque de mísseis do Dr. Caim e dos reploids.
A essa altura você já sabe que a Abel City, cidade do Megaman, existe!

Ela é a fusão das arquiteturas urbanas de Tóquio, sempre vista como uma cidade do futuro, e a de Hiroshima, em homenagem à resistência da cidade após a bomba atômica. O monumento de Hiroshima, hoje tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, chamado de Genbaku Domu, no Ocidente conhecido como “Cúpula da Bomba Atômica” – uma das poucas estruturas que permaneceram de pé na cidade após a detonação atômica – tem seu esqueleto preservado até os dias atuais como um dos principais testemunhos daquele dia trágico para Hiroshima, e, especialmente, está presente entre os prédios da Abel City de Megaman.

De cima para baixo: o Genbaku Domu em foto atual e ele ilustrado no anime de Megaman (no grifo). Cidade de Tóquio e seus prédios peculiares: base de inspiração para Abel City.

Junto com Dragon Ball, Megaman impulsionou o SBT como líder de audiência nas manhãs de sábado, no programa infantil Sábado Animado, em 1998. Teve apenas duas temporadas por falta de orçamento para uma terceira.

Concatene-se, locuplete-se e acople-se à simples porém empolgante abertura de Megaman dos anos 1990!

Visite a Hiroshima revitalizada aqui.

☛ Não perca o último monumento: a Rádio WHIZ do Shazam.
Loading Facebook Comments ...