“Vocês devem subir as 12 Casas em menos de 12 horas”! E aqui você não só subirá, mas também alcançará o sexto sentido quando vir de onde veio a ideia das 12 casas dos cavaleiros de ouro no animangá Os Cavaleiros do Zodíaco.

[Visite os monumentos desta série:]
A Sala de Justiça dos Superamigos.
O Castelo de Grayskull de He-Man e She-Ra.
A Toca dos Gatos e o Olho de Thundera dos ThunderCats.

Grécia, Santuário da deusa Atena: pretendendo tomar o poder décadas atrás, o cavaleiro de ouro de Gêmeos tentou assassinar uma recém-nascida, Saori, tida como a encarnação da deusa grega Atena. O cavaleiro de Sagitário, Aioros, impediu o atentado, fugindo com o bebê e sendo acusado de traição. Um decreto de captura circulou por todo o santuário, até que Shura de Capricórnio interceptou Aioros e o feriu letalmente. Antes de morrer, Aioros entregou a bebê a um magnata japonês que se encontrava de férias na Grécia, ouvindo toda a revelação da existência de guardiões, desde tempos remotos, da paz e da justiça, liderados por divindades gregas. O rico japonês recebeu do fugitivo e já agonizante cavaleiro de Sagitário o Báculo de Atena, a Armadura de Sagitário, e a instrução para suceder a armadura a um novo cavaleiro que mais se destacasse em virtude e em luta.

Aioros de Sagitário em fuga com a bebê Saori Kido.
Torneio pela armadura de Sagitário

Anos depois 100 jovens órfãos foram enviados para diferentes partes do mundo para se tornarem guardiões, mas apenas 9 voltaram vivos para participar dum torneio de cujo vencedor receberia a armadura de ouro de Sagitário pelas mãos da já adulta Saori. Durante o torneio, um desconhecido sobrevivente dos treinos rouba a armadura. É quando quatro amigos, Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun saem em busca do salteador que tem por guardas Cavaleiros Negros. O mais novo dos amigos, Shun, descobre que o salteador é seu irmão, Ikki, considerado morto nos treinos e querendo vingança por ter sido desprezado no período em que mais precisou de ajuda. Recuperada a armadura de Sagitário, Saori decide destronar aquele que tentou assassiná-la quando bebê e recuperar seu posto de líder dos guardiões.

A Saga do Santuário

Ao chegarem ao lendário Santuário de Atena, na Grécia, Saori e seus cavaleiros foram atacados por Tremy de Flecha, que atravessou uma seta dourada no peito de Saori. Antes de morrer pelas mãos de Seya, Tremy revelou que todos ali tinham 12 horas para trazer o Grande Mestre para retirar a flecha de Saori, mas para isso deveriam atravessar as 12 casas do zodíaco, tendo cada uma um guardião zodiacal de elite, muito mais habilidoso, experiente e antigo. Esses guardiões eram os cavaleiros de ouro do Santuário que estavam no topo da hierarquia dos 88 Cavaleiros de Atena, representantes dos 12 signos do zodíaco, conforme a astronomia grega (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes). Segue daí a mais hipnotizante batalha de todos os tempos em desenho animado já vista na TV!

O flanco dos guardiões zodiacais do Santuário de Atena: os cavaleiros de ouro. A fase é considerada a mais épica de toda a franquia.
E se você descobrisse que o Santuário das 12 Casas existe no mundo real?

Sim, ele está de pé desde 450 a.C. e hoje é símbolo da assombrosa sofisticação em engenharia e arquitetura dos antigos gregos. Trata-se da Acrópole, situada na capital Atena, na Grécia, a 150 metros acima do nível do mar. A Acrópole é uma cidade alta numa colina rochosa de topo plano que abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon, o Erecteion, as colunas de Propileu, o Templo de Atena Nice e as formosas cariátides. Atualmente o monumento é atração turística, patrimônio cultural e mundial da UNESCO e antes já sustentava o título de uma das sete maravilhas do mundo. Um esplendor da ciência e da arte clássicas que ajudou a abrilhantar ainda mais a inesquecível saga dos cavaleiros mais amados da cultura pop, entalhada para sempre em nossos corações nerds!

Vista panorâmica da Acrópole, Cidade de Atena, Grécia. Distância de outras cidades: Meteora 362 km, Santorini 287 km, Delos 195 km, Creta 369 km, Corfu 474 km.
Vista noturna da Acrópole.

Depois desse clássico passeio, olhe agora para as estrelas, escolha uma constelação e faça brilhar o cosmos que há dentro de si, assistindo à marcante trilha sonora de encerramento da Saga do Santuário dos Cavaleiros do Zodíaco.

Visite a Acrópole aqui.
☛ Não perca o próximo monumento: a Torre Karin de Dragon Ball.