Nossa última parada é no continente asiático para conhecer as montanhas hostis habitadas pelo Abominável Homem das Neves!

Chegamos ao nosso último destino! Hoje vamos conhecer o Himalaia, a cadeia montanhosa onde o Yeti faz morada! E vamos à lenda!!!

O mito conta que o Yeti surgiu do cruzamento entre um rei macaco e uma ogra, a genética assim garantindo suas características como tamanho e odor fétido. Além de habitar as inóspitas montanhas do Himalaia, o Yeti também tem o curioso hábito de acasalar com seres de diversas espécies, incluindo humanos, gerando descendentes os mais variados, adaptados ao clima da região. Bizarro!

Apesar de seu tamanho monstruoso e aspecto assustador, conta-se que a criatura tem um comportamento tímido e dócil.

A lenda do Abominável Homem das Neves é tão forte na região que os governos do Nepal e da Rússia já chegaram a declarar oficialmente a comprovação da existência da criatura!

Avistamentos

O termo “Abominável Homem das Neves” foi registrado pela primeira vez em relatos de integrantes de uma expedição inglesa ao Everest, em 1921. Ao se deparar com pegadas estranhas e tamanho descomunal, o grupo questiona aos guias locais sobre elas e a resposta é: pertencem ao Abominável Homem das Neves.

A partir daí, com um maior volume de montanhistas indo ao Himalaia na década de 30, os relatos só aumentaram. Cada equipe de montanhista descia com sua própria experiência de avistamento da fera. As características gerais são de uma criatura enorme, com cerca de 3 metros de altura, peluda, com feições de macaco e, apesar de meter medo, o monstro parece não querer contato.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em 1925, um aventureiro conhecido como N. A. Tombazi jura ter visto a criatura, que deixou pegadas de 17 cm de comprimento por 10 cm de largura!

O relato mais famoso é de 1986, quando o explorador Anthony Wooldridge afirma ter visto um Yeti nas montanhas do lado norte da Índia. O Abominável Homem das Neves teria permanecido estático por 45 minutos. Mais tarde, o explorador confessou ter sido enganado por uma rocha coberta de neve.

Os Yetis são comparados a outros ícones lendários espalhados pelo mundo, como o Pé Grande nos EUA; o Mapinguari, na Amazônia; o Sasquach, no Canadá; Skunk Ape na Flórida; e o Orang Pendek, na Indonésia.

Yetis na cultura pop

Essa criatura misteriosa já apareceu em inúmeros filmes, normalmente com títulos não muito criativos (“Yeti”; “A ira do Yeti”), em jogos como Far Cry 4 e A lenda de Hero, em animações como “Pé Pequeno” e “Monstros S.A.” e até mesmo em um episódio do Chapolin!

Yeti Monstros S.A.
Um Yeti fofinho da cultura pop – Monstros S.A.

O Pé Grande, seu primo americano, também já foi tema de muitos filmes.

O Himalaia

O Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, onde também se encontra a montanha mais alta, o Everest. A cordilheira é tão grande que se estende pelo território de cinco países:  Paquistão, Índia, Nepal, Butão e China.

O monte Everest tem 8.848 metros, termina pelo menos 1500 metros acima do segundo colocado em altura (fora do Himalaia), o Aconcágua. Na cordilheira do Himalaia ainda temos o K2 com 8.611 metros e mais de 100 picos acima dos 7.200 metros de altura. Haja fôlego!

Mas, para explorar as terras do Yeti tem que ter mais que espírito aventureiro, tem que ter sangue frio (desculpem-me por esse trocadilho infame)! O histórico de mortes no Everest e em toda a cadeia montanhosa do Himalaia é assustador, muitos alpinistas morreram apenas por desgaste, outros sofreram com imprevistos ou até mesmo mudanças climáticas repentinas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Devido à dificuldade de remoção dos corpos por conta da altitude, clima e relevo, a maioria deles permanece nas montanhas, muitos bem preservados, seguindo de lembrete aos alpinistas de algo tão grandioso merece respeito e muita precaução.

E o nosso tour pelas lendas da cultura pop fica por aqui! Espero que tenham gostado da série! Se você acha que algum outro mito pop merece estar nessa série, diz pra gente!

Não deixe de ver todos os lugares por onde passamos!

A floresta encantada do Rei Arthur

O castelo do Conde Drácula

A floresta de Robin Hood

A vizinhança de Sherlock Holmes

O lago habitado por Nessie