Vamos continuar nossa trip! Destino: Lago Ness, o habitat (ou não) da lenda mais famosa da Escócia!

Antes de conhecer o lugar, vamos a lenda! O primeiro registro de avistamento de Nessie, como foi carinhosamente apelidado o monstro, foi em 565 d.C. e não foi no lago, e sim no rio Ness, cujas águas são uma das poucas ligações entre o lago e o mar.

O avistamento com várias testemunhas foi relatado na obra Vida de São Columbano. O livro conta como o santo salvou um nativo da antiga Escócia quando o mesmo foi atacado no rio Ness pela criatura. A credibilidade do relato é controversa, visto que a obra conta que o santo afugenta o monstro com seu grito, assim como leva à morte um javali. Acredita-se que se trate de uma linguagem figurativa a referência ao “grito” do santo.

Rio Ness - Escócia
O rio Ness teria supostamente sido o acesso da criatura ao lago e local de seu primeiro avistamento

Relatos oficiais

Já que esse primeiro relato é um tanto duvidoso, vamos aos registros oficiais de avistamentos de Nessie. O primeiro relato autenticado data de 1880, quando um mergulhador profissional, Duncan MacDonald, foi contratado por um serviço de seguro para encontrar um navio naufragado. Enquanto trabalhava no naufrágio, Duncan teve o maior cagaço quando deu de cara com a criatura enorme que o surpreendeu. Acionando bruscamente o comando para ser içado, sua equipe relata a chegada de um Duncan pálido como cal à superfície. Ao ser retirado da água trêmulo, o mergulhador descreve o que viu e jamais volta a fazer mergulhos no lago Ness. Será que o cara ficou com medo, hein?!

Porém, Nessie ganhou mesmo fama através de uma publicação sensacionalista de 1933, onde um casal de hoteleiros da região afirma ter avistado “uma enorme e monstruosa criatura emergindo do lago e afundando novamente, como o movimento de um golfinho”. A partir desse momento o pescoço a cabeça de Nessie foi à prêmio, sendo oferecido por um circo 20.000 libras pela captura da criatura.

Características

Todos os relatos trazem as mesmas características: criatura enorme de pescoço comprido, lembrando um réptil gigante como um plesiossauro. Até hoje sua existência (e inexistência também) não foi provada, mas alguns cientistas teorizaram sobre uma colônia de uma espécie próxima ao plesiossauro que possa ter sobrevivido à extinção. Eles teriam chegado ao lago através do rio Ness e, devido à redução de profundidade das águas do rio, não puderam voltar ao mar. Como o lago é rico em alimentos como trutas, salmões e enguias, a espécie pode ter sobrevivido e se adaptado às condições climáticas do lago.

O lago Ness

O lago Ness é o segundo maior lago escocês por área de superfície, com 56 km², e o maior por volume nas ilhas britânicas. Seu ponto mais profundo tem 230 metros. É o maior corpo de água escocês encaixado em falhas geológicas, no caso a Falha de Great Glen. Este tipo de lago, conhecido como loch, se caracteriza por ter grandes profundidades e formato alongado, modelado pela falha.

As águas do Loch Ness são muuuuito frias, graças à sua latitude e profundidade, fato que levou os cientistas a descartarem o plesiossauro, que era adaptado as altas temperaturas, e considerar o monstro como algum primo distante do ser pré-histórico. O litoral do lago abriga castelos como o de Eilean Donan, onde foi filmada a cena inicial do filme Highlander.

Castelo de Eilean Donan
Castelo de Eilean Donan: impossível não lembrar de Highlander!

Nessie na cultura pop

Sendo a lenda mais popular da Escócia e tendo rendido à região uma excelente movimentação turística, é claro que o monstro do lago Ness não poderia deixar de passear por inúmeros itens da cultura pop, não é mesmo?!

Retratado como a própria lenda ou apenas servindo de inspiração a paródias, Nessie já apareceu em Arquivo X, Tomb Raider – The lost Artifact, Top Gear do Super Nintendo, na obra de Carl Barks “O Mistério no Lago”, no Super Mario 64 do Nintendo 64, em filmes como The Private Life of Sherlock Holmes… ufa!!! São inúmeras aparições em jogos, livros e cinema!

Se você quiser saber mais sobre as buscas pela prova de existência de Nessie, confira esse enooooorme documentário da Discovery:

Gostou de conhecer a casinha de Nessie? Quer conhecer mais lugares que povoam mitos? Deixa sua sugestão pra gente nos comentários!

Não deixe de conferir os outros destinos da série Nerd Trip:

A floresta encantada do Rei Arthur

O castelo do Conde Drácula

A floresta de Robin Hood

A vizinhança de Sherlock Holmes