NT Lista | 5 livros para presentear no dia das crianças

5º – O Pequeno Príncipe: O livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. O mesmo que nos ensina que o essencial é invisível aos olhos e que uma cobra que engoliu um elefante não é um chapéu.

Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.

4º – Em Algum Lugar das Estrelas: O quarto livro é escrito pela norte-americana Clare Vanderpool, é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker.

Sinopse:  A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai… bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden. Um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor. Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam para casa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta – ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.

3º – As Crônicas de Nárnia: O terceiro livro da lista nos traz uma releitura da bíblia. Aslan, o leão, é um Deus bondoso, criador e protetor de Nárnia, deve proteger a sua terra de magia e criaturas fantásticas da Feiticeira Branca com ajuda de humanos escolhidos.

Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas, Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As Crônicas de Nárnia’. Nos últimos cinquenta anos, ‘As Crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, onde o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.

2º – Percy Jackson: O segundo livro da lista conta com uma fantasia urbana juvenil, onde Percy, filho de Poseidon, deve lutar para salvar a sua mãe das garras de deuses perigosos. A saga arrecadou uma legião de fãs em todo o mundo e é o presente ideal para inserir o seu filho no mundo da literatura.

Sinopse: O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

1º – Harry Potter: O primeiro e o maior boom literário de toda a história da humanidade. Harry Potter é uma franquia bilionária. Os livros de Harry Potter cativaram uma legião de fãs em todo o mundo e transformou a forma de como os jovens enxergavam a literatura. Esse livro, é um dos mais importantes da vida de um jovem que gosta de ler.

Sinopse: Harry Potter vive com os tios Dursley, onde é mal tratado até completar seus 11 anos. É com essa idade que o jovem bruxo começa a receber cartas da escola de Hogwarts. Na noite de seu aniversário Harry é visitado por Hagrid (um ser gigante que trabalha para o diretor de Hogwarts), o qual revela que Harry é filho de bruxos e foi convidado a ingressar na escola de bruxaria. A verdade é toda revelada a Harry Potter, que seus pais foram mortos pelo terrível bruxo Voldemort e que a sua cicatriz era marca da tentativa de assassinato que Harry sofrera. Esse primeiro livro apresenta o leitor aos principais personagens da série e cria uma aura de “simpatia” pelo personagem principal (Harry).

Leia Mais
Crítica | A Forma da Água
%d blogueiros gostam disto: