Desenhe alguma coisa. Qualquer coisa. Foi com uma ideia simples que o pessoal da empresa de jogos sociais OMGPOP conseguiu tornar o aplicativo Draw Something um sucesso instantâneo entre os usuários de dispositivos móveis.

O crescimento meteórico do Draw Something é explicado em números (Foto: Reprodução)O crescimento meteórico do Draw Something é explicado em números (Foto: Reprodução)

Com o Draw Something, a palavra de ordem é diversão. A ideia simples de desenhar algo para o seu amigo, fazendo com que ele adivinhe o que você desenhou, em um jogo semelhante ao “forca” que nós bem conhecemos. Não só pegou em cheio no quesito interação com integração dos amigos do Facebook e outras redes sociais, mas o fez de forma que toda a experiência parecesse realmente uma brincadeira de criança, criando um efeito viciante nos usuários, que querem enviar e receber mais imagens para tentar descobrir e ir ganhando moedas para serem trocadas por palavras coringas. O jogo usa palavras em inglês e pode ajudar também no quesito de aprimoramento do vocabulário.
O resultado? Mais de 37 milhões de downloads desde o seu lançamento, se tornando o aplicativo número um em muitos países ao redor do planeta. Todo esse sucesso fez com que a famosa empresa de games sociais, a Zynga, entrasse no negócio, adquirindo a criadora OMGPOP e o Draw Something pela bagatela de US$ 180 milhões (aproximadamente R$ 330 milhões). Para você ter uma ideia do lucro gerado por essa transação, o investimento inicial do criador do aplicativo, Charles Forman, foi de apenas US$ 1.700.
Abaixo, alguns dos números que tornaram o Draw Something um fenômeno entre os usuários de smartphones:

1 milhão de usuários em 9 semanas (Foto: Reprodução)1 milhão de usuários em 9 dias (Foto: Reprodução)

– São 20 milhões de usuários que utilizam o aplicativo pelo menos uma vez por dia.
– 37 milhões de downloads até o momento.
– 3 bilhões de desenhos foram enviados para outros usuários desde o lançamento.
– Só na última semana, foram enviados mais de 1 bilhão de desenhos entre os usuários ativos.
– Aproximadamente 2000 desenhos são criados por segundo.
– O Draw Something é o aplicativo número um em 85 países.
– O lucro diário que o aplicativo gera para a Zynga é de US$ 250 mil.
– Para comparar o crescimento de usuários do serviço: para o provedor norte-americano AOL alcançar a marca de um milhão de usuários, eles levaram 9 anos; o Facebook, levou 9 meses; o Draw Something, apenas 9 dias.
– Valor total (estimado) que a Zynga pagou para ser proprietária do Draw Something: US$ 210 milhões.
Via MBAOnline.com