A apenas algumas horas do lançamento do iPhone 5, confirmado pela Apple para esta terça-feira (4 de outubro), muitas são expectativas sobre a nova geração de um dos smartphones mais aguardados do mundo. Apesar de nenhuma informação oficial ter sido divulgada, vários rumores circulam pela internet, dando, ao menos, uma ideia do que esperar do novo iPhone.
Para facilitar, o TechTudo fez um resumo geral das principais especulações e, nesta matéria, listamos tudo o que “já sabemos” sobre o novo smartphone. O sucessor do iPhone 4, que está no mercado há 15 meses, será apresentado na sede da Apple, em Cupertino, às 10h do horário local – 14h aqui no Brasil.

iPhone 5, iPhone 4S ou iPad Nano?
Em primeiro lugar, nem mesmo o próprio nome do novo iPhone foi confirmado. Ao que tudo indica, o aparelho será chamado de iPhone 5, mas algumas teorias da conspiração chegam a sugerir que, na verdade, o próximo iPhone será o iPhone 4S, uma versão mais modesta do atual iPhone 4, que será comercializada a valores mais acessíveis.
Há ainda algumas fontes que indicam que o lançamento da Apple será um iPad Nano, um sucessor do iPod Touch e um gadget intermediário entre este e o iPad. Mais uma vez, não sabemos qual das informações é verdadeira, mas é bom lembrar que, em se tratando da Apple, é possível que a empresa surpreenda o mundo mais uma vez e apresente não apenas um, mas três novos lançamentos no dia 4 de outubro.

Mock-ups e protótipos do iPhone 5
Como de costume, a Apple mantém detalhes sobre a aparência do iPhone 5 em segredo até a data do seu lançamento oficial. Porém, isso não impediu que fãs e designers de todo o mundo criassem suas próprias versões do novo iPhone, por vezes divulgadas como versões oficiais (ainda que não muito convincentes), ou mesmo como projetos conceito.
Uma das versões que mais chamou atenção e correu a internet foi o modelo conceitual criado pela empresa de design Aatma Studio. No vídeo abaixo, podemos ver um incrível (literalmente) smartphone, capaz de exibir imagens holográficas e projetar seu teclado em qualquer superfície.

<p><br /></p>

Apesar de muita gente ter acreditado que este realmente seria o iPhone 5, provalmente ainda teremos que esperar mais um pouco pra ver um smartphone como esses – quem sabe em junho 2012, data cotada para o lançamento do iPhone 6, segundo o analista Ming-Chi Kuo, da Concord Securities. Veja abaixo algunas outras famosas criações:
Protótipos divulgados nos sites This is my next e MacRumors:

Mock-ups dos sites This is my next e MacRumors, respectivamente (Foto: Reprodução)Mock-ups dos sites This is my next e MacRumors, respectivamente (Foto: Reprodução)

Protótipo divulgado pelo site NowhereElse:

Mock-up divulgado pelo NowhereElse (Foto: Reprodução)Mock-up divulgado pelo NowhereElse (Foto: Reprodução)

Conceito do iPhone 5 divulgado pelo site The Veteran Geek:

Conceito de iPhone 5 criado por Antonello Falcon e divulgado no The Veteran Geek (Foto: Reprodução)Conceito de iPhone 5 criado por Antonello Falcon e divulgado no The Veteran Geek (Foto: Reprodução)

De um modo geral, os conceitos de iPhone 5 criados tinham duas coisas em comum: a tela maior que a do antecessor e a menor espessura do aparelho. Essas serão, provavelmente, duas características do novo iPhone, mas só amanhã saberemos, de fato, o que a Apple reservou para seus fãs.
Supostas imagens e Especificações

Além dos protótipos criados por designers de todo o mundo, alguns vídeos, fotos e especificações foram divulgadas como sendo do verdadeiro iPhone 5, mas que vazaram na rede antes da hora. Obviamente, nenhuma delas teve a confirmação da Apple, o que não nos dá certeza quanto a autenticidade das fontes.

Um dos vídeos mais recentes divulgados – e também um dos mais convincentes, com o iOS 5 rodando – mostra um suposto iPhone 5 sendo testado nas mãos de uma pessoa anônima. Veja abaixo:

<p><br /></p>


Muitas informações acerca das especificações da quinta geração do iPhone também foram divulgadas, algumas bem plausíveis, outras nem tanto. Dentre as melhorias mais faladas para o novo modelo estão o processador e a câmera, além da nova tela, que deve ser maior que a do atual iPhone 4, provavelmente de 4 polegadas.

É quase um consenso entre os especuladores que o iPhone 5 terá um processador dual-core e uma câmera traseira de 8 Megapixels. Inclusive, uma suposta foto tirada com a câmera do novo iPhone foi publicada no Flickr de um dos engenheiros da Apple.

Foto de comida japonesa, supostamente tirada de um iPhone 5 (Foto: Reprodução)Foto de comida japonesa, supostamente tirada de um iPhone 5 (Foto: Reprodução)

Quanto à conexão, ainda há dúvidas se o iPhone 5 será ou não compatível com redes 4G. Em uma apresentação de slide, o presidente da China Unicom, maior operadora de telefonia móvel chinesa, supostamente confirmou o suporte a redes LTE, mas ainda há muita especulação sobre o assunto.

Outras informações, fornecidas ao site TechCrunch por um desenvolvedor de aplicativos iOS, afirmam que o iPhone 5 será um celular global, ou seja, terá suporte tanto à tecnologia GSM quanto CDMA. Nesse caso, o mais provável é que o novo iPhone não seja 4G, contrariando as expectativas da maioria dos usuários.
Batalha judicial entre Apple e Samsung
Já há algum tempo a Samsung e a Apple têm marcado constantes encontros nos tribunais. Tudo começou com uma acusação de que a fabricante sul-coreana havia quebrado uma patente do iPad com o seu tablet, o Galaxy Tab. Mais tarde, a acusação se estendeu a toda a linha Galaxy, fazendo com que, inclusive, os aparelhos fossem proíbidos de ser comercializados em alguns países.

Obviamente, a Samsung não ficou nada satisfeita com a situação, principalmente se considerarmos que o seu sucesso de vendas, o Galaxy S II, estava envolvido. Recentemente, porém, algumas informações indicam que a Samsung pode estar pretendendo dar o troco, e na mesma moeda: impedindo que o iPhone 5, que ainda nem foi lançado, seja banido de alguns mercados.
Curiosidades
Apesar de o evento de lançamento do iPhone 5 ser somente daqui a algumas horas, os chineses resolveram se antecipar e começaram, em agosto, a vender o iPhone 5. Obviamente, trata-se de uma versão falsa do gadget da Apple.

Uma operadora alemã também não quis ficar de fora e criou, há aproximadamente um mês, uma lista de espera para o novo iPhone. Situação semelhante ocorreu em um Shopping na China, onde uma revendedora autorizada da Apple pendurou um cartaz de publicidade anunciando a venda antecipada do aparelho, mesmo sem nenhuma confirmação da data de lançamento do iPhone 5.