A pirataria, um dos grandes males dos videogames atuais, deve passar longe do Ouya, novo console que roda Android e só terá jogos gratuitos. De acordo com um site de notícias americano, o aparelho está em desenvolvimento pelas mãos de veteranos da indústria comoYves Behar (do projeto One Laptop Per Child), Muffi Ghadiali (da equipe que criou o Kindle, da Amazon) e Ed Fries (o criador do primeiro Xbox). Outro ponto positivo está em seu preço previsto – apenas US$ 99 (cerca de R$ 200).
Design do Ouya, novo console que promete ter apenas jogos gratuitos (Foto: Divulgação)Design do Ouya, novo console que promete ter apenas jogos gratuitos (Foto: Divulgação)
A novidade foi vista em um site americano que divulga vagas de empregos nos Estados Unidos. O anúncio das vagas disponíveis na empresa que desenvolve o projeto revelou também outros detalhes sobre o Ouya, como a facilidade para modificações em seus games e até mesmo no próprio hardware.
De acordo com o anúncio, o harware foi “construído para ser hackeado” e quem comprar um nas lojas vai receber também, inteiramente grátis, um kit de desenvolvedor para criar jogos e lançá-los no aparelho. Desta forma, qualquer pessoa poderia ser um verdadeiro produtor de jogos, que seriam distribuídos de graça na rede do Ouya. Essa rede deve funcionar de forma similar ao que vimos hoje em redes como Xbox Live e PlayStation Network.
Rede de jogos do Ouya já pode ser vista em imagens (Foto: Divulgação)Rede de jogos do Ouya já pode ser vista em imagens (Foto: Divulgação)
Ainda não há uma data de lançamento para o projeto, mas ele parece estar bem avançado, já que até imagens de como será seu visual foram divulgadas.