menina no facebook (Foto: Reprodução)Socialbot: alvo é o Facebook. (Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, criaram um software capaz de ameaçar a segurança de dados do Facebook. O programa criado pela equipe do pesquisador Yazan Boshmaf foi chamado de Socialbot e funciona como uma espécie de vírus de computador específico para mídias sociais.
O programa nada mais é do que um conjunto de instruções programadas em um servidor que automaticamente cria uma série de perfis falsos. Os perfis contêm fotos, nomes, endereços; informações falsas, para dar credibilidade. Aleatoriamente, esses “perfis-robô” começam a pedir solicitação de amizade a diversas pessoas com quem não têm relacionamento online nenhum.
Impressionantes 20% dos usuários testados acabaram aceitando a amizade, sem nem saber quem poderia ser a pessoa em questão. Quando, por acaso, o bot conseguia amizade de algum amigo de amigo do perfil, o nível de aceitação subiu para assustadores 60%. É quase como usar a lógica: “não sei quem você é, mas se meu amigo sabe, deve valer adicionar”.

Privacidade no Facebook. (Foto: Reprodução)Privacidade no Facebook. (Foto: Reprodução)

No fim da pesquisa, os 102 Socialbots criados conseguiram obter em poucas semanas 3 mil amigos, 46.500 endereços de email e 14.500 endereços residenciais dos perfis que manipularam. Esse tipo de informação básica pode ser o suficiente para uma invasão à conta do banco ou até mesmo uma chantagem online.
Boshmaf disse que o Facebook conseguiu conter a maior parte de suas tentativas para conseguir dados pessoais dos usuários, apesar de ter falhado nesta. No entanto, o pesquisador alerta para o fato de que se seu software fosse mais sofisticado, o estrago poderia ter sido maior.


Se você alguma vez já adicionou alguma pessoa sem ter absoluta certeza de quem ela era, pense duas vezes antes de fazer isso de novo. Não custa nada mandar uma mensagem particular para conferir se a pessoa é sequer um ser humano de verdade. Não fazer isso pode custar muito mais.
Via Daily Mail