Você é um otaku adulto? As aventuras de jovens garotos de armadura já não te empolgam mais? Você tem separado horas preciosas do seu dia para ver animes entre o trabalho e a faculdade e os mangás shounen já não te surpreendem?
… Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, talvez você esteja precisando de um bom Seinen.

Seinen (do japonês “jovem adulto”) é o nome que se dá também ao gênero predominantemente masculino de mangás e animes que exploram os enredos de uma maneira mais madura, com menos censura e mais intensidade, o suficiente para prender a atenção daqueles que estão sedentos por algo mais visceral. Os títulos apresentam muitas vezes conteúdos tidos como tabus para os tradicionais shounen (mangá para meninos) e shoujo (mangá para meninas), tais como nudez, sexualidade, violência e sangue.

Momento inusitado no mangá de Kiseijuu (Parasyte)
Momento inusitado no mangá de Kiseijuu (Parasyte)

O gênero mostra frequentemente personagens característicos do shounen, como adolescentes e personagens em idade escolar; porém, a narrativa é mais profunda e elaborada, com conteúdo em certos momentos inadequados para títulos infanto-juvenis. Por esse motivo também, os seinen geralmente são escritos em kanji (caracteres usados para escrita japonesa) de nível universitário.

...Parece que o clima esquentou em Berserk...
…Parece que o clima esquentou em Berserk…

Apesar do nome não ser muito difundido no Brasil, os seinen são catalogados assim desde a década de 70 no Japão, e lá são tão populares quanto os shounen. Por conterem enredos mais realistas, os seinen muitas vezes são adaptados para live-action na forma de filmes, seriados, minisséries e novelas.

...trecho mais que romântico do mangá Claymore...
…trecho mais que romântico do mangá Claymore…

Mas não se desanime!
No Brasil, temos títulos de peso representando o gênero seinen, como Akira, Berserk, Battle Royale, Claymore e Parasyte. Uma ótima opção para você que tá grandinho pra ler shounen e jovem demais para abandonar o bom e velho estilo otaku de ser.
…Que cá entre nós ninguém deveria abandonar nunca!

Envie o seu comentário

COMPARTILHAR
Posts anteriorAlguns colecionáveis que você irá encontrar na CCXP 2016
Próximo PostLuke Cage| Conheça um pouco mais do Herói de Aluguel
Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here