Eu já passei dos 30 anos, então faço parte de uma galera “nerd” que viveu em uma época que ser nerd não era popular e muito poucos eram chamados assim. Esse termo não era usado para nomear pessoas que gostavam de HQ, super heróis, Animes, Mangas, RPG, tecnologia e afins, ao menos aqui no brasil, éramos no máximo as pessoas estranhas que não pegavam ninguém. E os que tiravam notas boas no colégio eram chamados de CDF (cú de ferro), mas isso não era um elogio, pelo contrário era algo sempre usado de forma pejorativa.

Nessa mesma época, por não ser algo popular, não existia um mercado tão grande de produtos ligados as coisas que eram de nosso agrado, enquanto hoje, os produtos para o público nerd movimentam um mercado gigantesco, não só no Brasil mas no mundo todo. De uns 10 anos para cá isso tem crescido cada vez mais, no início imaginava­ se que não era mais que uma modinha e não duraria mais de 2 anos, e lá vamos nós para quase uma década onde o nerd é super descolado e muitos querem ser ou parecer.

header_minisite_mid

Nos anos 80/90 se você gostava de super heróis, que se limitavam aos quadrinhos e no máximo algumas animações como X­men e Spider­man que passavam na extinta Fox kids e super amigos da Hanna Barbera, não conseguia encontrar muitos produtos dessas franquias, e se limitava a conversar com pessoas estranhas que gostavam dessas mesmas coisas, e nem podíamos ficar gritando aos 4 cantos que éramos Teamcap ou Teamiron porque com certeza seriamos muito zoados na escola, nessa época nem existia a expressão Bullying e ninguém estava dando bola para isso.

Hoje temos universo Marvel no cinema que é um tremendo sucesso, temos um universo DC se criando nas telonas, temos várias animações e séries de TV dos mais variados heróis, temos jogos de video game aos quilos com a temática nerd e quadrinhos. Na verdade, nunca se viu tanto HQ, até mesmo de artistas brasileiros que estão aparecendo cada vez mais no mercado com os mais variados temas, além dos super heróis. E ainda temos hoje, grandes lojas de roupas fazendo as mais variadas peças com a temática das franquias de sucesso, lojas especializadas só em moda nerd e cada vez mais lojas de Action figures tanto on­line como lojas físicas. Falando nisso, só quem foi nerd até os anos 90 sabe a dificuldade que era encontrar qualquer Action figure naquela época. Eu sei bem, pois comecei a colecionar em 1998 (quando comecei a ter dinheiro para isso) e tinha que ralar muito para encontrar peças, enquanto hoje encontro uma nova loja especializada por dia.

oe6rjfnbtt2vv2cyk6wr

Então, acredito que com tudo isso, era para nós, nerds estranhos que não pegavam ninguém, estarmos super felizes e tendo orgasmos a cada minuto com tanta coisa que temos agora disponível para consumirmos, mas parece que não é isso que está acontecendo. Para uma parcela desses Nerds velhos, parece que como isso virou popular e todo mundo está consumindo, perdeu seu valor, parece que a hype desse tema estragou tudo, mas por quê?

Não consigo entender esse pessoal que reclama ou até que parou de consumir as coisas que tanto gostavam, pelo simples fato de que agora tem conteúdo demais disponível. Lembro de ter ido assistir ao filme do Spawn (ruim para caralho por sinal) e na seção que eu estava só tinha eu e mais duas pessoas, isso mesmo 3 pessoas para ver um filme no cinema, tivemos que encher o saco do cara do projetor para exibir aquele filme bosta mesmo assim.

image_1_3

Hoje ficamos discutindo profundidade de roteiro de filmes de heróis, profundidade que já existia nos roteiros das HQs, estamos analisando os furos dos roteiros e não estamos mais preocupados somente com as cenas de ação dos filmes que até o início dos anos 2000 eram as maiores limitações para esses.

O que será que essa galera está querendo? Será que o fato de todo mundo estar comentando e consumindo o tema que antes se restringia a um público menor está incomodando? Será que ver alguém que só conheça um personagem pelo o que viu no cinema ofende tanto, afinal essa pessoa não conhece esse personagem como deveria conhecer? Será que realmente a super popularização do tema nerd estragou tudo ou será que são apenas egoistinhas que não querem dividir nada com ninguém?

images

Eu não sei, só sei que eu como um nerd velho estou realmente feliz com esse mercado e estou feliz que ele passou de uma modinha para ser um mercado real. Talvez você que está tão recentido com tudo isso, deva entender que o problema não está no mercado, nem no excesso de filmes de super heróis, nem no seu vizinho que nunca abriu uma HQ e foi ver o filme do Capitão América esperando ver o Batman. O problema todo está na sua cabeça, talvez porque você ficou adulto e começou achar tudo isso um pouco bobo e não percebeu que não foi o tema nerd que mudou e sim você.

Se você curte essa temática, tenha você 5 ou 80 anos, seja você quem for, aproveite bem esse momento que estamos passando, e não se importe se fulano leu tal HQ ou fulano não entende nada e está indo ver filme de herói, pois nunca se consumiu tanto o tema nerd como hoje e isso é ótimo pois só faz o mercado crescer cada vez mais e ter cada vez melhor qualidade. Aproveite os tempos atuais, pois talvez você não lembre, mas isso era o máximo que tínhamos na nossa época:

383f31247f1c4181857121e99d336a99-1