Estava sozinha na livraria. Tinha acabado de receber meu fundo de garantia (sim, eu tinha acabado de ser mandada embora, e estava lá pra me distrair).

123092355_1gg

Já tinha lido Clube da Luta, do mestre Palahniuk; mas um me chamou mais a atenção, pela capa extremamente expressiva e viceral. “No sufoco”, o nome.

Vi que se encaixava perfeitamente com o meu estado de espírito naquele momento. Comprei. Pensem em uma imersão! Muito mais do que Clube da Luta. No sufoco, foi classificado como “O clube da luta para sexólatras”.

Já te explico:

A história se trata de um médico falido que usa de um golpe de sorte, pra ele, e de coragem, heroísmo, compaixão para os outros que o ajudam. Veja bem: ele toda noite vai a um restaurante, observa se há alguém que goste de ser herói e se “engasga”. O que acontece? O “herói na noite”,  geralmente com um rolex ou um sapato armani, vai lá e salva o protagonista “engasgado”. Consegue seu reconhecimento e, muito provavelmente para reforçar a imagem de “bonzão”,  oferece cheques gordos e cartões de felicitações pela “nova vida” do nosso médico falido.

Com esses cheques, ele paga a clínica de repouso onde fica a sua mãe. Ele é um médico falido que mal acabou o último ano da faculdade de medicina, e a cereja do bolo: ele é um sexólatra assumidíssimo e frequenta grupos de apoio. No desenrolar da história, o Mestre (vou me dar a liberdade de chamar o Palahniuk de mestre, licença) faz flashback da infância perturbada da personagem, fazendo comparação com a sua realidade sufocante e suja.

O Mestre ainda se utiliza de metáforas que pra mostrar a realidade de quem vive isso de uma forma completamente #nomakeup. É praticamente um tapa na sua cara de realidade e genialismo, do tipo:  “caramba, como eu não pensei nisso antes. E tava embaixo dos meus olhos toda hora”.

Vou te dar alguns motivos pra lê-lo:

1. É do Mestre;

2. Vale a pena pela genialidade de comparação com a situação atual da personagem e a sociedade doente de hoje em dia;

3. A mãe dele tem um diário escrito em italiano que tem escondido um grande segredo louco e viceral, mas que pode fazer muito sentido dependendo do seu ponto de vista!

Livro distribuído pela editora Leya, por 34,90 na livrarias. Até a próxima e obrigada pelos peixes!!!