tim-maia-20141029-64-size-598

Seja bem vindos galera nerd! Estamos lançando em nosso blog uma resenha sobre filmes que assistimos. E o filme que assistir ontem foi o grande filme Tim Maia, nesta postagem vamos falar alguns pontos positivos e negativos entre a produção do filme, roteiro, fotografia e som.

O filme traz uma historia muito bem narrada, o filme é narrado por uma terceira pessoa o amigo do Tim , o Fabio no filme é vivido pelo ator Cauã Reymond , mas para falar a verdade gostei deste ponto de narração que tenta trazer um pessoa próxima ao personagem para contar o ponto de vista dele sobre essa pessoa. O diretor Mauro Lima foi muito feliz em seu estilo de montagem do filme, no começo fiquei meio aperreado quando começou o filme ele traz o Tim criança e depois volta para uma fase do show, achei que ia ser contado com essa ida e volta, mas graça a deus não foi só uma bela brincadeira ou estigação do diretor para no começo do filme a gente ver como o ator Babu Santana que viveu o Tim na sua fase adulta esta muito parecido com o grande sindico do Brasil.

timmaia_creditopapricafotografia_4_00775

 

O filme usou uma bela cronologia de tempo para contar a historia desde sua fase de criança em que ele era conhecido como Tião Marmita e ajudava sua família com as entregas de comida, mas também a partes que roubam a cena é o Tim Maia estourado que do nada liga o foda-se para tudo e para todos e sem pestanejar explode. Mas também o que me deixou de boquiaberto foi como o o diretor conseguiu deixa claro algumas historias por trás do Tim que em uma parte do filme se passa a frente dele. No filme também conhecemos um pouco da historia da música brasileira onde vemos o Tim Maia junto com Erasmo, Roberto Carlos, Jorge Ben Jor e o Carlos Imperial a sua amizade com a rita lee e indo escuta uma boa música onde vemos a nara leão cantando.

roberto-erasmo-carlos-tim-maia
Roberto Carlos e Erasmo Carlos
tim-maia-filme2014
Rita Lee, Nara Leão e Roberto Carlos

O filme se baseou no livro do Nelson Motta – Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, mas também soubemos que teve uma parte do livro do  amigo do Tim Maia Fábio o narrador da historia, o livro se chama Até Parece que Foi Sonho – Meus Trinta Anos de Amizade e Trabalho com Tim Maia, onde no livro do Fábio ele conta algumas cenas que tem no filme. Eu não li os dois livros, então não vou entrar nessa mérito. 

O filme tem um bom humor que ouvimos falar que o Tim Maia tinha, dei muitas boas risadas do inicio ao final do filme, mais vou deixa bem claro para você que vai ver o filme ainda prepare os ouvidos para muitos palavrões que o grande Tim Maia fala no decorre do filme. Mais isso não torna o filme ofensivo e nem chato, mas sim bem humorado, do nada você ouve ele dizer “vai ter a merda” ou então to “cagando e andando para você” e no filme você irá ver um grande numero de drogas já que todos nós já sabíamos que o Tim Maia usava bastante.

tim-maia-filme1

E para finalizar não podemos deixa de falar de duas grandes coisas do filme, A primeira é o som, para mim a dublagem nas cenas do filme parece que o cara está cantando e para quem já viu entrevista do Tim por ai, no filme deixou bem claro que o diretor se preocupou com isso muito, o ator que viveu o Tim e suas duas fases  mostrar a grande atuação e a grande aproximação da voz dos dois atores com a do Tim. A outra coisa que também me deixou feliz foi ver a historia dele nos Estados Unidos e a loucura ou paixão religiosa pela Cultura Nacional que foi bem tratada no filme, O seu fanatismo e seu voto de pobreza em pro a religião que ele fez, onde ele fazia show e todo dinheiro ia para mão do criado da religião ou seita.

cena-de-tim-maia-filme-dirigido-por-mauro-lima-1414615151166_956x500
Cultura Nacional

TimMaia_RobsonNunesComo ele mesmo se dizia que ele era o “Mulato Power” e “que o caminhão que vinha para quebrar tudo estava escrito o nome dele na placa”,o filme mostrar a vida feliz, louca , triste, com altos e baixo de sua vida e carreira, assista o filme e saia com vontade de viver e de ser feliz o que sempre trouxe em suas música foi o grande cheque que o diretor conseguiu deixa em todo o contexto do filme.

Espero que vocês tenham gostado desta simples resenha do filme do Tim Maia e fiquem preparados que vai vim mais coisas por ai que a força esteja com vocês!