“Enquanto isso, na Sala de Justiça” está o Union Terminal, a estação de trem criada em 1933 em Ohio-EUA que serviu de modelo para o prédio dos Superamigos

E se você soubesse que a famosa Sala de Justiça, base de operações da Liga da Justiça na animação Os Superamigos, existe no mundo real e pudesse visitá-lo? Sim, ela existe! Não como no desenho, mas como uma estação de trem, hoje um museu que serviu de modelo para o desenho. Na ficção, a Sala de Justiça não existiu no mundo dos quadrinhos quando a superequipe foi fundada. O que havia era um “quartel-general secreto”, que mais parecia uma residência (que até hoje permanece secreto, ninguém soube qual, de quem e onde).

A primeira vez em que apareceu na Liga da Justiça da América (maio de 1960), a base secreta da superequipe era uma residência.

É que a Sala de Justiça foi um invento do desenho animado The Superfriends (no Brasil, “Os Superamigos”) em 1973, baseada na fachada do Cincinnati Museum Center ou Union Terminal, em Ohio, construído em 1933. A edificação é uma arquitetura modernista, estendida em arco, com um hall ovalado e um vitral frontal com um relógio no centro; à entrada, jorra uma fonte de água que também foi reproduzida na animação. A Sala de Justiça era localizada no centro de Metrópolis, cidade do Superman, porque os produtores julgaram mais funcional um prédio institucional e conhecido publicamente pela população civil e com sinônimo de justiça do que uma base secreta.

Imagem da fachada do Cincinnati Union Terminal.

Quando a fábrica Kenner lançou a linha de bonecos Superpowers Collection em 1986 baseada na animação, a Sala de Justiça virou um deck-box que servia para guardar os super-heróis, uma das peças mais cobiçadas na época e até hoje por colecionadores.

Deck da linha Superpowers. A Sala de Justiça, quando aberta, era um cenário montável para expor os bonecos; quando fechada, servia de guarda-volume para as peças.

Agora, vamos fazer uma viagem no tempo? Assista a todas as aberturas dos Superamigos e sua Sala da Justiça.

Visite o Union Terminal aqui.

☛ Não perca o próximo monumento: o Castelo de Grayskull de He-Man!