Você se lembra ou ainda tem aquele seu item nerd (no tempo em que não se usava a expressão “nerd”) que mais marcou a sua história? A equipe Nerd Tatuado sim, e mostrará pra vocês, na íntegra, qual o item mais amado de cada membro.

A importância do colecionismo

Milhões de pessoas colecionam os mais diversos objetos em todo o mundo. O que as leva a isto? Numa primeira análise, colecionar poderia ser considerado apenas como uma forma de entretenimento, um simples “hobby”. Mas, uma análise mais atenta, logo demonstra tratar-se de uma atividade mais profunda e importante: o colecionismo, além da ideia básica de entretenimento, é uma arte e uma ciência e desenvolve o aprendizado, sendo uma atividade cultural por excelência.

A história relata, em diversas etapas do desenvolvimento humano, uma série de pessoas, em diferentes locais, preocupadas em guardar, armazenar objetos, de modo a preservá-los. Se isto não tivesse ocorrido, não teríamos, hoje, o conhecimento que temos de nosso passado. Os grandes acervos, em todo o mundo, quer particulares, quer de museus, arquivos, etc., iniciaram-se, em sua maioria, por pequenas coleções particulares.

A norte-americana Airedevon, considerada a maior colecionadora no mundo de Comandos em Ação Gi.Joe.

Apesar dos inegáveis atrativos que os modernos meios de entretenimento proporcionam às pessoas, com estas maravilhas eletrônicas que hoje existem (computadores, internet, etc.), colecionar jamais será uma atividade extinta. Não se pode deixar de constatar o irresistível charme e o fascínio que o ato de colecionar exerce sobre as pessoas. A quase totalidade das pessoas já passou por uma experiência colecionista, por mais breve que tenha sido, e quase todos, mesmo não tendo prosseguido, tem uma palavra de atenção, de reconhecimento, de carinho, de saudade e mesmo de admiração pelo que fez algum dia.

A corrente-desafio Nerd Tatuado
O mais nostálgico dos membros. Olha só quantos itens!

Nossa equipe é feita por nerds, e, em geral, nós nerds, se, por acaso, não somos colecionistas, somos, por outro caso, conservadores de algum item de coleção. Nós iremos, portanto, apresentar a vocês alguns desses itens de nosso acervo pessoal – cada membro com o seu item que mais estima e que guarda a 7 chaves – toda semana. Será uma corrente que faremos, cada membro desafiando outro membro da equipe, a escrever um texto apresentando seu objeto e por que o estima tanto. A cada semana um de nossos membros dará as caras por aqui (com direito a fotchinha!), exibindo seu item nerd (com foto também), contando um pouco da história de sua relação afetiva com o objeto.

Os famosos tazos da Elma Chips Looney Tunes: febre entre meninos e meninas em 1996.

Acreditamos com isso proporcionar a vocês não só uma viagem no tempo, através dos itens expostos; proporcionaremos a todos uma troca de experiência, de vivências, um contato entre nós colaboradores e vocês leitores, compartilhando aquilo que é mais comum entre nós todos: a paixão e afinidade pela cultura pop. Apertem os cintos e boa viagem pelo túnel da nostalgia.

━━━━━━━━❪❐❫━━━━━━━━━━━❪❐❫━━━━━━━━━━━

¯\_(ツ)_/¯ O primeiro membro desafiado à corrente da próxima semana é Wagner Ávlis.