A empresa alemã M3i Technologies criou um sistema a laser para auxiliar quem gosta de criar músicas. Trata-se do Laser Pitch Detection (LPD), que é um sistema a laser que pode ser acoplado em uma guitarra, dando o poder ao músico de fazer um computador reconhecer todas as notas, acordes e o tom que ele está usando para executar uma música.

Laser em guitarra ajuda a reconhecer tons (Foto: Divulgação)Laser em guitarra ajuda a reconhecer tons (Foto: Divulgação)

A vantagem desse sistema é que o reconhecimento é praticamente na mesma hora, não tendo o delay habitual de quando se liga a guitarra diretamente no computador e tenta captar as notas através de algum sintetizador MIDI. O sistema consiste em um faixo de raio laser ao longo de cada corda. Quando o dedo do músico encosta em alguma casa ou traste, o laser automaticamente se encurta e calcula a posição exata em que se encontra o dedo, bem como o tom, dependendo do acorde feito.

O sistema manda essas informações para um computador que transforma em um sinal MIDI, podendo ser acrescentados diversos efeitos de som, o que para muitos músicos pode significar a substituição de pedais convencionais para fazer distorções e outras modificações práticas no som.
A M3i Technologies pretende lançar o Laser Pitch Detection para o usuário final a partir de 2012, assim que começar sua produção em massa. Abaixo, veja uma apresentação do sistema funcionando durante o evento NAMM 2011 Show:

Envie o seu comentário

COMPARTILHAR
Posts anteriorConheça os novos modelos de pagamento que ocuparão o mercado nos próximos anos
Próximo PostInternet x Vida real
Faustino Neto- O Nerd Tatuado Editor geral, editor de vídeo, fundadorOcupação: Empresário, blogueiro , youtuber, social mídia, fotógrafo, colecionador. Base de operações: Arapiraca/Alagoas Ações Nerd: Livros, Games, RPG, HQ, cinema, STAR WARS, colecionáveis, fotos , tatuagem, Simpsons, breanking bad, Game of thrones e outras series Poderes mutantes: Ter lag quando estou conversando Viaja sem sair do lugar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here